Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

I Encontro Nacional de Mulheres da Música Popular Brasileira

17 de Abril de 2012

ban2.jpg Iniciativa inédita no país abre um importante espaço de debates, de trocas de vivências musicais e de experiências profissionais, analisando o mercado e a atual política cultural e tecendo considerações sobre a produção feminina na música popular. Contemplando os espaços acadêmicos e os espaços culturais da cidade, será realizado de 24 a 29 de abril, o I Encontro Nacional de Mulheres da Música Popular Brasileira.

A programação, descentralizada, pretende a aproximação entre os meios rural e urbano, incluindo atividades em espaços alternativos como O Templo das Águas. Debates e Rodas de conversa , oficinas e wokshops terão espaço na UFPel, além de shows em diversos espaços da cidade.

Pelotas é um centro cultural que vem se destacando, no Rio Grande do Sul, por suas atividades musicais. No ano de seu bicentenário, este encontro traz ao município vozes importantes da cena cultural brasileira, atraindo olhares e ouvidos atentos para a arte e sensibilidade femininas em nossa cultura.

O Encontro Nacional de Mulheres da Música Popular Brasileira – Pelotas/RS tem a proposta de se tornar um evento fixo no calendário da cidade e da música popular no Brasil.

Homenagem

O Encontro presta homenagem à obra e à figura da cantora e compositora Ligiamar Brochado de Jesus, a Giamarê, que é uma das principais figuras da música pelotense, pelas características peculiares de seu trabalho, como a ousadia e o talento para levar pelo Brasil um instrumento que é o símbolo da cultura negra de Pelotas: o tambor de sopapo.

Artistas

As convidadas a participar do Encontro Nacional de Mulheres da MPB foram selecionadas com base em trabalhos e carreiras que contemplem a relação do feminino com o ambiente no qual está inserido. O fruto, a expressão e a interação com esse ambiente, a simbiose, a produção e a repercussão. Para a possibilidade de uma ampla discussão, estão representados, além do anfitrião Rio Grande do Sul, os estados da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo.

Além dos concertos e espetáculos previstos na programação, Diálogos Musicais e oficinas de produção de espetáculos, voz e expressão serão ministradas durante o evento. E um grande show reunirá mais de cinquenta artistas no palco do Theatro Guarany, num congraçamento nacional , no dia 27 de abril.

AS CONVIDADAS:

 Alcione Alves (Instrumentista - MG);

 Alzira Espíndola (Cantora e Compositora - MS);

 Ana Cristina (Cantora, compositora e Gestora Cultural - MG);

 Déa Trancoso (Cantora e Compositora - MG);

 Ione Papas (Cantora - BA);

 Lu Lopes (Arte-educadora, Cantora, Compositora e Palhaça - SP);

 Lucina (Cantora, Compositora e Musicoterapeuta - MS)

 Mariana Baltar (Cantora - RJ);

 Marta Catunda (Pesquisadora e Compositora - MT);

 Orquídeas do Brasil (cantoras – SP)

 Paula Pi (Bailarina e Musicista - SP);

 Sarah Brito (cantora, produtora cultural e educadora popular – PA)

 Socorro Lira (Cantora e Compositora - PB);

 Simone Sou ( Cantora, compositora – SP)

 Bianca Gismonti (Compositora, cantora, instrumentista – RJ)

Representantes do Rio Grande do Sul.

Ana Mascarenhas, Cláudia Braunstein, Coral Linguagem de Emoções, Daniela Brizolara, Denise Vargas, Fernanda Martins, Glorinha Caringi , Isabel Nogueira, Janete Flores , Jaqueline Pradie, Ju Vargas , Landa Ciccone, Loma, Marlene, Luciane Casaretto, Marcela Mescalina, Maria Conceição , Marialba Torres , Nadna Nadija, Sonia Porto, Xana Gallo.

PROGRAMAÇÂO CULTURAL

24 de abril

19h - MESA MUSICAL DE ABERTURA - Conservatório de Música da UFPEL

21h – SÔNIA PORTO e Convidadas - Bar e Restaurante Liberdade

25 de abril

21h - SOCORRO LIRA (PB) E DJ HELLÔ - Bar e Champanharia João Gilberto

26 de abril

17h - PAULA PI: Afecto#2 - Um Esboço - Teatro COP UFPEL

21h - MARCO GOTTINARI - Theatro Guarany

27 de abril

18h - BIANCA GISMONTI (piano) e Julio Falavigna (bateria) - Conservatório de Música

21h - SHOW MULHERES DA MPB - 50 artistas de várias partes do Brasil - Theatro Guarany

 

Diálogos Musicais

Os espaços de Diálogos Músicais acontecerão no Conservatório de Música - UFPel, e é a oportunidade dos artistas compartilharem com o público um pouco de sua experiência profissional, além de estabelecer um diálogo com estes.

 

Os Diálogos Musicais têm entrada franca e limitada à capacidade do local.

 

Seguem as datas, horários e os artistas participantes.

 

Dia 25 de Abril, das 10h00 às 12h00

 

Déa Trancoso

Lu Lopes

Ana Cristina

Marta Catunda

Cida Airam

 

Dia 26 de Abril, das 10h00 às 12h00

 

Socorro Lira

Ione Papas

Paula Pi

Sarah Brito

 

Dia 27 de Abril, das 08h00 às 10h00

 

Orquídeas do Brasil

Alzira Espíndola

Alcione Alves

Lucina

Mariana Baltar

Nelson Coelho de Castro

Loma

Bianca Gismonti

Júlio Falavigna

OFICINAS:

25 DE ABRIL - QUARTA-FEIRA

OFICINA/ATIVIDADE: Tambor de Sopapo

Apresentação do documentário O Grande Tambor, mesa de discussão sobre a cultura do Tambor de Sopapo, e introdução do Projeto Coluna Griô 2.0

MINISTRANTE: Sarah Brito (PA), participação dos griôs Mestre Paraquedas e Mestre Paulinho Romeu.

Sarah Brito é cantora, produtora cultural e educadora popular. Produtora e Coordenadora Executiva do Projeto “Tambor de Sopapo – Resgate Histórico da Cultura Negra do Extremo Sul do Brasil”, contemplado no Programa Nacional do Patrimônio Imaterial. Na música popular gaúcha, é vocal base de mestres como Paulo Romeu e Eugênio Alencar (Paraquedas).

_______________________________________

OFICINA/ATIVIDADE: Vivência de Canto Popular

Introdução e técnicas de canto popular.

MINISTRANTE: Cida Airam (RN)

Cantora desde 1992, iniciando sua carreira no Coral Lourdes Guilherme, pertencente à CEFET/ETFRN, na época, regido pelo Professor e Maestro André Luis Muniz de Oliveira.

_________________________________________________

OFICINA/ATIVIDADE: Paisagens Sonoras

Introdução a Geofonia, o som música da terra, que se percebe pela atenção e audição apurada dos elementos da natureza que soam como música, diretamente ligada à configuração sonora de um território.

MINISTRANTE: Marta Catunda (SP)

Compositora, educadora e pesquisadora. Estuda e pesquisa a ambiência sonora com o apoio da CAPES/PROSUP, além de participar da pesquisa “Paisagens Sonoras, educação ambiental e cotidiano escolar: Um estudo em escolas de Botucatu e Sorocaba-SP”, com o apoio do CNPq.

______________________________________________________________

26 DE ABRIL - QUINTA-FEIRA

OFICINA/ATIVIDADE: Corpo e Voz

Introdução e desenvolvimento de técnicas vocais e expressão. Despertar do corpo enquanto instrumento pelo qual a voz se expressa.

MINISTRANTES: Déa Trancoso (MG) / Mariana Baltar (RJ)

Déa Trancoso é cantora, compositora e gestora cultural.

Mariana Baltar é cantora, bailarina e sócio fundadora do Centro Cultural Carioca.

_________________________________________________

OFICINA/ATIVIDADE: Cores do Atlântico

Exibição de documentário do Projeto Cores do Atlântico, que visa a divulgação musical sobre as cantigas de amigo, que oferece uma perspectiva do gênero nativo da lírica medieval de algumas regiões da Espanha e de Portugal, numa dimensão dupla: Interpretação teórica e Interpretação musical. Após a exibição, mesa de debate sobre o projeto.

MINISTRANTE: Socorro Lira (PB)

Cantora, compositora, pesquisadora e produtora cultural. Formada em Psicologia Social. Integrante do projeto Cores do Atlântico.

________________________________________________

OFICINA/ATIVIDADE: Do Sonho ao Som.

Com sua experiência em produção cultural, institucional e independente, no Estado de Minas Gerais, Ana Cristina compartilha um pouco de seu conhecimento, numa vivência lúdica sobre a dor e a delícia de se montar um espetáculo. Ideias, dicas, macetes e meios pra se chegar ao palco.

MINISTRANTE: Ana Cristina (MG)

Ana é cantora, compositora, publicitária, gestora e consultora de projetos, agitadora cultural. Tem seis CDs lançados. Foi Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, a Secretaria de Cultura de Itabira, em 1997. Na Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, foi a responsável por duas edições do Projeto Música de Domingo, de 2004 a 2006, e da edição local do Projeto Pixinguinha.

Coordena, há 13 anos, o projeto Caravana Poética, do qual é idealizadora.

__________________________________________________

OFICINA/ATIVIDADE: O Samba de Noel – Palestra Musical

Após anos de pesquisa sobre o trabalho e a vida de Noel Rosa, Ione Papas gravou o trabalho Noel Por IoNe, que lhe rendeu, não só shows, mas também espaços onde pudesse compartilhar sobre a história sempre curiosa e atraente do sambista carioca. Ione falará sobre Noel e cantará algumas de suas canções.

MINISTRANTE: Ione Papas (BA)

Cantora baiana, sambista radicada em São Paulo/SP.

____________________________________________________________

27 DE ABRIL - SEXTA-FEIRA

OFICINA/ATIVIDADE: Rabeca

Introdução ao instrumento e técnicas musicais.

MINISTRANTE: Paula Pi (SP)

Paula Pi é musicista, atriz e dançarina/coreógrafa, graduada em música erudita pela UNICAMP e mestranda em Dança na mesma instituição. Desde 2008, cria seus próprios trabalhos cênicos.

_________________________________________________

OFICINA/ATIVIDADE: Brincadeiras Musicais

Educação e ludicidade através da música, e técnicas de improvisação.

MINISTRANTES: Lu Lopes (SP) / Tatá Fernandes (SP)

Lu Lopes é arte-educadora (professora de teatro), compositora, cantora, palhaça, escritora e pesquisadora cultural. Atua na banda Maravilhoso Carro, no show Poutipourri do Amor, e como a palhaça Rubra, na Banda Gigante.

Tatá Fernandes é cantora, compositora, violonista e fonoaudióloga. Atua na banda Orquídeas do Brasil, fundada por Itamar Assumpção, e em projetos infantis, como Banda Mirim e Musiquinhas.

_________________________________________

OFICINA/ATIVIDADE: Percussão

Introdução à percussão, técnicas e improviso.

MINISTRANTE: Simone Sou (SP)

Percussionista, compositora e cantora. Membro da banda Orquídeas do Brasil, de Itamar Assumpção, além de ter trabalhos com Chico César, Zélia Duncan e Os Mutantes, também trabalha com o projeto SIM ONE SOU, onde conta com a participação de diversos convidados. Também apresenta pelo Brasil e pelo mundo, o show SOUKAST, onde divide o palco com o percussionista Guilherme Kastrup.

__________________________________________

OFICINA/ATIVIDADE: O Som do Coração Promove o alinhamento e fortalecimento de nossos centros energéticos através da Respiroterapia, da evocação de fonemas curativos associados a posturas de mantras. Cria uma ponte para a harmonização e integração de nossos sentidos o que promove um intenso bem-estar físico. O objetivo é despertar a criatividade que habita em cada um, expandir seu potencial, desinibir a sua expressão, romper barreiras emocionais e promover integração otimizada nas relações sociais. MINISTRANTE: Lucina Carvalho (MT) Lucina é cantora e compositora. Ministra oficinas de Criatividade, Voz e Composição Musical há muitos anos para grupos e instituições. Vinculada a movimentos de preservação ambiental e paz no planeta, trabalha a Ecologia Através da Arte. Pesquisadora de ritmos e sonoridades raras, também ministra oficinas de teor esotérico, voltadas ao bem estar do indivíduo e ao autoconhecimento.

_________________________________________

OFICINA/ATIVIDADE: Composição - Música e Poesia Alzira Espíndola é poetisa, compositora e cantora. Divide composições com grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Almir Sater, Arrigo Barnabé, Tetê Espíndola, Cora Coralina, Alice Ruiz, Itamar Assumpção e Arruda. A artista compartilhará com o público sua experiência com a produção poética e musical, solo e em parceria. MINISTRANTE: Alzira E (MS) Alzira E ou Alzira Espíndola é cantora, compositora e instrumentista sul-matogrossense. Iniciou sua carreira em 1977, com os irmãos Tetê, Geraldo e Celito. Hoje faz carreira solo, com o nome de Alzira E. A artista transita por vários ramos da música, indo da música sertaneja ao blues.

__________________________________________

As inscrições para as Oficinas e Atividades serão realizadas no Conservatório de Música da UFPel, de 16 a 20 de Abril, nos seguintes horários*:

 Segunda, 16 de abril: das 09h00 às 12h30, das 16h00 às 16h30, das 19h30 às 21h00

 Terça, 17 de abril: das 09h00 às 12h30, das 14h00 às 16h30

 Quarta, 18 de abril: das 14h00 às 17h00, das 19h30 às 21h00

 Quinta, 20 de abril: das 09h00 às 12h30, das 14h00 às 17h00, das 19h30 às 21h00.

O pagamento deve ser feito no ato de inscrição. As atividades custam R$ 20 a inscrição, sendo que estudantes terão direito ao desconto de 50% mediante apresentação de documento estudantil.

Os horários estão sujeitos a alterações, com aviso prévio no blog e no Facebook de evento.

Mais adiante, serão divulgados os locais das Oficinas e Atividades, já antecipando que acontecerão nas dependências da UFPel, campi centro.

Para mais informações sobre os shows, oficinas e debates e demais detalhes, basta acessar encontrodemulheresdampb.blogspot.com.br

Organização: Janete Flores, Isabel Nogueira e Landa Ciccone

Produção: Circo Sem Lona

Contato: jamilhaoflores@hotmail.com

(53)81185315 // (53)32285269

Blog do evento: http://encontrodemulheresdampb.blogspot.com.br/

Seção: Eventos · Notícias