Letras promove I Aula Inaugural na segunda-feira(16)

12 de Abril de 2012

imagem.png As Licenciaturas e Bacharelados em Letras do Centro de Letras e Comunicação (CLC/UFPel) promovem sua 1ª Aula Inaugural. Será na próxima segunda-feira(16), às 19h30min, no Auditório do Colégio São José – rua Félix da Cunha, 400. A ministrante será a professora dra. Maria da Glória Bordini (UFRGS), que discorrerá sobre o tema “Em defesa da leitura literária nas Letras.”

Resumo

Os estudos literários abrangem um largo espectro de especialidades, nas diversas línguas, individual ou comparativamente. A leitura do texto literário, por sua vez, no contexto universitário, não ocorre de forma desarmada. Princípios de teoria, crítica e história pautam as estratégias de leitura, sem esquecer os inter-relacionamentos que ocorrem entre os textos e entre estes e as comunidades leitoras especializadas. Este trabalho propõe uma reflexão sobre a complexa rede a ser mobilizada pelo estudante/estudioso de Letras ao defrontar-se com a literatura no currículo do ensino superior.

Sobre a ministrante

Maria da Glória Bordini é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq. Ela possui Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1969), mestrado em Letras/Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 1983) e doutorado em Letras na mesma área de concentração também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 1991). É professora aposentada, como adjunto IV, na UFRGS e ex-professora titular de Teoria da Literatura da PUCRS. Atualmente exerce o cargo de professora colaboradora convidada da UFRGS no Programa de Pós-Graduação em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Erico Veríssimo, Mario Quintana, acervos literários, literatura brasileira e portuguesa, Estudos Culturais e Lírica.

Seção: Eventos · Notícias