Professor da UFSM palestra no PPG em Química

10 de Abril de 2012

Ocorrerá nesta quarta-feira(11), às 14h, no Mini-Auditório do CCQFA, o seminário Uso de Ultrassom e Micro-ondas em Química Analítica – Fundamentos e Tendências, ministrado pelo professor dr. Érico Marlon de Moraes Flores, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Resumo

Atualmente, há uma tendência crescente em Química Analítica, assim como em outras áreas, referente ao uso da radiação micro-ondas e de sistemas de ultrassom para as mais variadas aplicações.  O uso destes sistemas traz diversas vantagens em termos de redução de tempo, maior eficiência, etc, além de permitir a diminuição do consumo de reagentes e, consequentemente, da geração de efluentes de laboratório.

Neste seminário, serão apresentados e discutidos os principais fundamentos de ultrassom e de micro-ondas, bem como elencadas as principais tendências de sua aplicabilidade em Química Analítica com ênfase principal para a etapa de preparo de amostras. Serão apresentados sistemas recentemente propostos, além de sistemas patenteados pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) da UFSM. Será dada atenção especial para as aplicações para amostras de difícil decomposição (por exemplo, petróleo, nanotubos de carbono, polímeros, etc) que, normalmente, apresentam dificuldades quando são empregados sistemas com aquecimento convencional (p.ex., via seca, digestão ácida, etc.). Tendo em vista as dificuldades inerentes à determinação de halogênios em amostras diversas e a carência de grupos de pesquisa trabalhando com este tema no Brasil e no exterior (a despeito da elevada demanda atual), serão também apresentados métodos de preparo  adequados para a posterior determinação de halogênios.

O palestrante:

Érico Marlon de Moraes Flores possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2001), mestrado (2004), doutorado (2008) e Pós-Doutorado (2009) em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Maria além de um Pós-Doutorado pela Universidade Nacional de Rosário/Argentina (2010). Tem experiência teórica e prática com difratometria de raios-x de monocristais além de ênfase nas áreas de bioinorgânica, campos de coordenação, cristaloquímica e organometálicos. Os artigos publicados estão relacionados nos seguintes temas: síntese e caracterização de clusters binários e ternários envolvendo especialmente organocalcogenetos, na síntese e caracterização estrutural de complexos bioinorgânicos em especial com os elementos tório e urânio, triazenos monocatenados e na elucidação de compostos orgânicos através de difração de raios-x.