Residência Multiprofissional e Hospital Escola em atividade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

9 de Abril de 2012

O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Pelotas, através dos residentes da Área de Concentração Atenção à Saúde Oncológica, juntamente com o Hospital Escola UFPel/FAU, promove nesta segunda-feira(9) uma campanha de conscientização pelo dia Mundial da Saúde e dia Mundial de Combate ao Câncer, ocorrido dias 7 e 8 de abril, respectivamente.

As ações serão concentradas no Campus Capão do Leão e Hospital Escola, onde às 16h, na sala de Ensino IV (rua Professor Araújo, 439), será promovida uma palestra aberta à comunidade, na qual as residentes abordarão o assunto:  “Fatores de risco para câncer de pele e câncer de mama”.

Em paralelo, durante todo o dia, a ação ocorre no Campus Capão do Leão, onde serão distribuídas a todos os acadêmicos orientações sobre os principais fatores de risco modificáveis do câncer. Nos dois cenários serão realizadas distribuição de fôlderes e conversas informativas a respeito dos fatores de risco ao desenvolvimento do câncer e estratégias de prevenção.

O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da UFPel teve início em 2010, oferecendo inicialmente oito vagas para Área de Concentração Atenção à Saúde Oncológica divididas em quatro áreas profissionais: Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Psicologia.  A partir de 2011 passou a contar com 20 residentes, oito de segundo ano (R2) e 12 de primeiro ano (R!1).Os residentes atendem em média  1100 pacientes em regime ambulatorial e internados divididos em Unidade Básica de Saúde, PIDI, Setores de Internação do HE, Serviço de quimioterapia e radioterapia.

O Hospital Escola UFPel/FAU possui, desde o ano 2000, o único serviço de oncologia habilitado na região sul que atende 100% pelo SUS.  Em 2007 recebeu nova habilitação, de acordo com a atual legislação para a especialidade, passando a funcionar como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – constituindo-se em serviço que presta a integralidade do atendimento a pacientes oncológicos, portadores dos cânceres mais prevalentes, ou seja, prevenção, diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico.