Doutorandos da UFPel selecionados para evento na Rússia

3 de Abril de 2012

imagem1.jpg Os doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel, Rafael Fonseca de Castro, Clarice Vaz Peres Alves e Bento Selau, são os primeiros gaúchos convidados a apresentarem seus estudos no ISCAR Summer University, evento promovido pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Moscou.

O evento, um intensivo de verão voltado aos estudos desenvolvidos com base na Psicologia Histórico-Cultural, é desenvolvido a cada ano por aquele Instituto. A universidade russa subsidia, anualmente, a estada de 24 estudantes de doutorado de todo o mundo, que são convidados após serem submetidos a um rigoroso processo de seleção.

A edição deste ano, além dos pesquisadores da UFPel, contará com a participação de doutorandos da Austrália, Dinamarca, Finlândia, Grécia, Noruega, África do Sul, Suécia, Suíça, Turquia, Rússia e Estados Unidos.

A Psicologia Soviética, que revolucionou as investigações no campo do comportamento e do desenvolvimento mental humano, nas primeiras décadas do Século XX, e que tem em Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934) seu maior expoente, segue influenciando experimentos psicológicos e práticas educacionais em todo o mundo. No Brasil, não é diferente: práticas pedagógicas nos mais variados níveis de ensino se baseiam no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural. Rafael, em sua tese, investiga as possibilidades de evolução da expressão escrita do pensamento de estudantes de Educação a Distância. Clarice pesquisa a escrita de estudantes de pedagogia e o desenvolvimento de suas funções psíquicas superiores. Bento dedica sua tese ao estudo sobre cegos no ensino superior. Rafael, Clarice e Bento são membros do Grupo de Pesquisa ‘Educação e Psicologia Histórico-Cultural’, sob orientação da professora da Faculdade de Educação da UFPel, Magda Damiani.