Reitor Cesar Borges participa do 1º Encontro das Cidades das Regiões Fronteiriças

27 de Março de 2012

fnprefeitos1.JPG Brasília, a capital federal, é sede, entre os dias 26 e 29 de março, de várias atividades relacionadas aos municípios brasileiros. O início dos trabalhos ocorreu nesta segunda-feira(26), com a realização das palestras e debates durante o 1º Encontro das Cidades das Regiões Fronteiriças (http://www.61reuniao.fnp.org.br/), onde, atendendo a convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o reitor Cesar Borges apresentou as principais ações e projetos da Universidade Federal de Pelotas na fronteira com a República Oriental do Uruguai, onde a UFPel tem participado de maneira destacada do processo de integração do Mercosul.

Entre as ações apresentadas destacam-se as realizadas pela Agência da Lagoa Mirim – ALM, criada na primeira gestão de Cesar Borges. Nesse sentido, também teve destaque a criação do Centro de Integração do Mercosul e do Núcleo de Estudos Fronteiriços na fronteira Santana do Livramento, no Brasil e Rivera, Uruguai. Dos projetos em andamento elaborados pela UFPel, tem destaque a  Hidrovia do Mercosul, através da Lagoa Mirim; o Polo Multicultural UFPel-Mercosul (nas antigas instalações da cervejaria Brahma); as Unidades Fronteiriças de Saúde – Rede Binacional de Saúde Brasil-Uruguai, a ser entregue ao Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), para a instalação de unidades de saúde em seis municípios limítrofes com o Uruguai; e a Escola de Hotelaria do Mercosul, nas dependências do Grande Hotel, que abriga atualmente o curso de Hotelaria; além do projeto, em fase de elaboração, para a implantação do Núcleo de Estudos Fronteiriços em Santa Vitória do Palmar/Chuí, no Brasil, e Chuy, Uruguai, direcionado à biodiversidade da Lagoa Mirim e região.

As atividades em Brasília têm continuidade com a realização da 61ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria.