1º Encontro Gaúcho no Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose em Pelotas

23 de Março de 2012

imagem1.png Com o objetivo de discutir a situação da tuberculose, o Grupo de Estudos Epidemiológicos Operacionais em Tuberculose (GEOTB), da Faculdade de Enfermagem da UFPel, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas, promove o 1º ENCONTRO GAÚCHO NO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE EM PELOTAS/RS, nos dias 30 e 31, a partir das 8h, no auditório do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul).

De acordo com os dados de 2010, as maiores incidências estão nos estados do Rio de Janeiro (71,8por 100 mil habitantes), Amazonas (69,2/100 mil), Pernambuco (47,5/100 mil), Pará (46,2/100 mil) e Rio Grande do Sul (45,3/100 mil). Pelotas apresentou uma média de casos novos de 147,8 no período de 2005 a 2009 segundo o SINAN/NET. A pesquisa “Retardo no diagnóstico da Tuberculose: análise das causas em Pelotas” liderada no município pela Prof.ª Dr.ª Roxana Isabel Cardozo Gonzales (FEn/UFPel) vinculada ao um projeto multicêntrico coordenado pelo GEOTB/EERP-USP, evidenciou a necessidade de avançar na implementação de ações na detecção de casos no município.

Frente a esse cenário percebe-se a importância de discutir sobre o problema da tuberculose no município de Pelotas e outros locais. O evento conta com a participação de lideranças nacionais como o Coordenador Nacional do Programa de Controle da Tuberculose Dr. Dráurio Barreira, também contará com a presença do Coordenador da área de Mobilização Social da REDE-TB, Ézio Filho. Além de membros da Secretaria de saúde do município, membros do Programa de Controle da Tuberculose local, do Dr. Pedro Eduardo Almeida da Silva da Universidade Federal de Rio Grande/ FURG, profissionais de saúde de Pelotas e região, acadêmicos e comunidade.

Os interessados em participar devem realizar inscrições no dia 30 no local. Número de vagas limitadas. Valor da inscrição R$ 10,00. E-mail de contato:  daguialvesvieira@hotmail.com.

Programação:

Dia 30.03 manhã - sexta-feira
8:00h -Recepção e Credenciamento
09:00h - Abertura do Evento
09:20h - Contexto Nacional do Controle da Tuberculose
Dr. Dráurio Barreira (Coordenador Nacional do Programa de Controle da Tuberculose).
10:15h - Intervalo (Coffee-Break)
10:30-Fortalezas e desafios na organização dos serviços de saúde para atenção à Tuberculose.
Coordenadora da mesa: (Prof. Msc. Celeste dos Santos Pereira - Universidade Federal de Pelotas/UFPel).

Dia 30.03 tarde - sexta-feira
14:30h - Mobilização Social
Ézio Távora dos Santos Filho (Coordenador da área de Mobilização Social da RedeTB).
15:30h - Intervalo
16:00h-Tuberculose, uma velha doença com novos desafios.
Prof. Dr. Pedro Eduardo Almeida da Silva (Universidade Federal de Rio Grande/FURG).

Dia 31.03 manhã - sábado
08:00h - Mesa Redonda: A experiência de adoecer de Tuberculose (Relato de pessoas que vivenciaram a doença).
Coordenador da mesa (Profa. Dra Lorena Gill).
09:30h - 11:00 - O Quadrilátero no controle da Tuberculose
Ensino (Prof Dr. Ricardo Alexandre Arcêncio), Gestão (A.S./SMSJozaneSedrez), Controle Social (Presidente do Conselho de Saúde Municipal Beletti) e Atenção à saúde (A.S.SandraRegina Macedo dos Santos do PCT).
11:00h - Intervalo
11:30h - Encerramento (Mensagem/Dinâmica).
11:45h - Entrega de Certificados.