Profissionais de Conservação e Restauro visitam o Casarão 8

19 de Março de 2012

No dia 29 de fevereiro um grupo de profissionais ligados à conservação e restauro de patrimônio arquitetônico visitou as obras de restauro do Casarão 8. Eles compõem equipes do IF Sul-Campus Pelotas, IF Minas Gerais-Campus Ouro Preto e da UTU-Universidade do Trabalho do Uruguai e reuniram-se em Pelotas para sua terceira reunião presencial, que dá continuidade aos trabalhos previstos em projeto de cooperação internacional para a oferta de formação profissional na área do restauro e da conservação do patrimônio edificado.

O projeto é patrocinado pela ABC-Agência Brasileira de Cooperação - e, nesta etapa, o grupo vem identificando potencialidades e demandas das três instituições de ensino às quais pertencem e das comunidades onde se inserem.

Os visitantes foram orientados pelo arquiteto residente, Cassiano Gasperin, que discorreu sobre o projeto, técnicas, processos e materiais que vêm sendo utilizados. Foi importante a participação da profa.

Na oportunidade, o grupo discutiu sobre algumas das práticas específicas que vêm sendo desenvolvidas no processo de restauro do Casarão 8 – especialmente a recuperação dos marmorinos e dos ornatos em gesso e argamassa – e foi com satisfação que a equipe de Pelotas reencontrou-se com artífices egressos dos cursos de qualificação profissional para o restauro, desenvolvidos na Instituição, e que hoje atuam na recuperação do Casarão 8.

Segundo a coordenadora do NuCor-Campus Pelotas, professora Gisela Lange do Amaral, comprovar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos restauradores Arion Franconi, Marcia Guidoti e José Luis Silva, egressos dos cursos do IF Sul, só reforça a certeza sobre a importância e a necessidade que Pelotas e região apresentam hoje no campo da qualificação profissional para o restauro e a conservação de patrimônio edificado.