Tratamento de saúde a domicílio: Programa Melhor em Casa será lançado nesta sexta(16)

15 de Março de 2012

convite-melhor-em-casa1.JPG Pelotas será o primeiro município gaúcho a habilitar a política de atendimento domiciliar do Ministério da Saúde(MS), através do programa Melhor em Casa, que será lançado em nível local nesta sexta-feira(16), na Câmara de Vereadores. Prevista para as 8h30min, a solenidade contará com a presença de representantes do MS, Prefeitura Municipal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas, Conselho Municipal da Saúde de Pelotas e 3ª Coordenadoria Regional da Saúde.

Com o slogan “A segurança do hospital no conforto do seu lar”, o programa Melhor em Casa tem o objetivo de ampliar o atendimento domiciliar do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a meta do governo federal é que, até 2014, o programa tenha mil equipes de atenção domiciliar e 400 de apoio atuando em todo o país.

Cada equipe multidisciplinar será formada prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas. O objetivo é levar atendimento médico às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica.

A implantação pioneira do programa no município foi alavancada pela experiência de quase sete anos do Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (Pidi), do Hospital-Escola da UFPel, cuja atuação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está voltada para o atendimento domiciliar de pacientes oncológicos.

O ato de lançamento será prestigiado pelo reitor Cesar Borges. Aristides Oliveira Neto representará o Ministério da Saúde.

Veja toda a programação na imagem em anexo.