Revista americana entrevista pesquisador da UFPel

14 de Março de 2012

A revista americana “The Horse” entrevista o pesquisador da UFPel, professor Tiago Collares, para conhecer o trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa na instituição. A matéria intitulada pela revista como New Equine Fetal Sex Determination Technique Studied, foi realizada por Natalie DeFee Mendik.

O trabalho publicado originalmente na revista científica Theriogenology sob o título Equine fetal sex determination using circulating cell-free fetal DNA (ccffDNA) (Theriogenology, v. 77, p. 694-698, 2012.) foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Centro de Desenvolvimento Tecnológico  CDTec/UFPel. O estudo foi conduzido pela médica veterinária, estudante de doutorado em Biotecnologia, Priscila de Leon, sob a orientação do professor Tiago Collares. Objetivando resguardar a descoberta, no final de 2011 o grupo de pesquisa e a UFPel realizaram depósito de patente da técnica desenvolvida na instituição.

“Nosso estudo foi simples e inovador, e por isso está despertando o interesse da mídia e de associações de criadores de cavalos. Considerando que nosso grupo é interdisciplinar, que trabalhamos nas fronteiras do conhecimento e que buscamos trabalhar com várias espécies para buscar respostas científicas, conseguimos inovar em técnicas utilizadas para diagnóstico em humanos e transpor para a espécie equina. Felizmente, obtivemos sucesso e podemos levar o nome da UFPel para fora e despertar o interesse de empresas de diagnóstico gestacional do Brasil e de outros países”, afirma o professor do CDTec.