O Núcleo de Teatro da UFPel, programa de extensão e cultura do Departamento de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, está recebendo a visita de dois professores da área de Interpretação Teatral da Universidad Nacional de Tucumán, da província de San Miguél de Tucumán, Argentina. A visita dos professores Nerina Dip e Maximo Gomez, do Instituto de Artes da UNT, consolida uma parceria que teve início em 2008.
O trajeto da parceria: Em 2008 a UFPel recebeu a visita de 5 estudantes e 2 professores de Tucumán. Nessa ocasião, os estudantes da Universidade argentina desenvolveram oficina de teatro para estudantes da UFPel integrantes do Núcleo de Teatro. Em 2009, o coordenador do Núcleo, professor Adriano Moraes, participou da Muestra de Teatro y Educación promovida pela Universidad de Tucumán, na qual foi responsável por uma oficina sobre Teatro e Imaginário. Em 2010, integrantes do Núcleo de Teatro e professores argentinos se reuniram em São Paulo, no Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas.
Em 2011, dois estudantes e o coordenador do Núcleo de Teatro da UFPel, por meio do projeto Escola Itinerante de Espectadores, viajaram a Tucumán e, nessa ocasião, o intercambio ocorreu de forma mais técnica: os alunos brasileiros participaram de aulas de Interpretação, de corpo e voz, assistiram a espetáculos dos alunos argentinos e, também, ministraram oficinas que tiveram como temáticas os procedimentos adotados no Núcleo de Teatro; alem disso, o coordenador do Núcleo proferiu palestra sobre a “As intimações do imaginário na forma-ação do atorprofessor”.
Em 2012, o Núcleo está recebendo os professores argentinos por meio de um projeto de Mobilidade Docente, do programa de Mobilidade Acadêmica para Docentes de Graduação do MERCOSUL, com recursos do Ministério da Educação da Argentina. Ainda em 2012, em maio, virá a Pelotas, por conta desse mesmo projeto, a professora Isabel de León, especialista em teoria e estética teatral argentina.
A visita dos professores argentinos deverá consolidar a relação entre as universidades em pelo menos duas dimensões: a primeira tem relação com o intercâmbio de conhecimento técnico em teatro, principalmente aquele do interior do país, o que aproxima a UFPel da Universidad de Tucumán; a segunda dimensão tem relação com a mobilidade acadêmica.
A agenda de trabalho foi desenvolvida da seguinte maneira:
05/03 – chegada dos professores Nerina Dip e Maximo Gomez em Pelotas;
06/03 – primeira reunião de trabalho no Núcleo de Teatro da UFPel;
07, 08 e 09/03 – Oficina de Teatro de Sombras para integrantes do Núcleo de Teatro da UFPel;
07/03 – reunião com a direção do DIPI/UFPel
09/03 – Reunião entre professores do curso de teatro da UFPel e professores argentinos para planejar possíveis mobilidades acadêmicas;
12/03 – Reunião de avaliação dos trabalhos;
13/03 – Reunião com o Pró-reitor de Extensão e Cultura;
13, 14 e 15/03 – Oficina de Interpretação teatral no Núcleo de Teatro da UFPel;
13/03 – Palestra sobre Dramaturgia no Espetáculo-Sólo na disciplina de Dramaturgia do curso de Teatro-Licenciatura;
14 e 15/03 – Curso teórico sobre Espetáculo-Sólo no Núcleo de Teatro da UFPel;
14 e 15/03 – visita a disciplinas do curso de teatro;
16/03 – Avaliação Final;
17/03 – Retorno dos professores a Tucumán.