Empresários do Vale do Aço visitam a UFPel

8 de Março de 2012

vale-do-aco.JPGUma comitiva de empresários e consultores do Vale do Aço em Minas Gerais visitaram nesta quarta-feira (7) a UFPel. O grupo esteve na cidade para conhecer e analisar localização, infraestrutura, logística, formação de mão de obra entre outros aspectos que qualificam o município a receber indústrias do ramo que darão suporte ao Polo Naval de Rio Grande.

Nesse cenário, a UFPel destaca-se na formação de mão de obra especializada, tendo em vista que possui 12 engenharias, além de outros cursos de áreas afins que também poderão fornecer profissionais qualificados para as empresas. Durante a reunião, o reitor Cesar Borges manifestou apoio e abriu várias possibilidades para a parceria com as indústrias.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Manoel Maia, os estudantes da Universidade ganharão qualificação através de estágios curriculares, elaboração de projetos de pesquisa e da relação direta das indústrias com os docentes da Instituição. Outro ponto importante na parceria é a busca de inovação tecnológica na Universidade que contribuirá com o desenvolvimento das empresas do setor.

Os empresários visitaram outras cidades brasileiras além de Pelotas, mas demonstraram interesse na instalação das indústrias na região sul. O encontro foi promovido pela Prefeitura Municipal de Pelotas com o apoio da FIERGS e do Governo do Estado. Para Maia, a integração das autoridades locais e estaduais demonstra a maturidade política na busca do desenvolvimento da região.