Alunos da Unicamp participam de escavação do Lâmina

6 de Março de 2012

lamina.JPG lamina-1.JPG Entre os dias 27/02 e 02/03, alunos e alunas do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/NEPAM/UNICAMP), que é dirigido pela professora Aline Vieira de Carvalho e pelo professor Pedro Paulo Funari,  participaram das escavações na Charqueada Santa Bárbara, ligadas ao Projeto O Pampa Negro: Arqueologia da Escravidão na Região Meridional do Rio Grande do Sul (1780-1888).

O projeto é coordenado pelo professor Lúcio Menezes Ferreira (DAA/ICH) e é desenvolvido pela equipe do Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (LÂMINA/ICH), do qual são integrantes, além do professor Lúcio Menezes Ferreira, os pesquisadores Jaime Mujica (Dep. de Museologia, Conservação e Restauro), Pedro Luis Machado Sanches (Dep. de Museologia, Conservação e Restauro), Diego Lemos Ribeiro (Dep. de Museologia, Conservação e Restauro), Cláudio Carle (Dep. de Antropologia e Arqueologia) e Loredana Marise Ricardo Ribeiro (Dep. de Antropologia e Arqueologia).

Os alunos do LAP,  além de participarem das escavações,  trabalharam nas dependências do LÂMINA, realizando inventário e conservação arqueológica dos mateirias proveninetes da Charqueada Santa Bárbara.

A associação entre o LAP e o LÂMINA data do ano passado. Em 2011, seis alunas do LÂMINA estiveram no LAP, cumprindo diversas atividades, dentre as quais, a apresentação do projeto O Pampa Negro, inventário de materiais arqueológicos e assistência no curso Arqueologia Pública, ministrado pela Dra. Aline Vieira de Carvalho no programa de pós-graduação em História da UNICAMP.

Essa é a primeira vez que alunos do LAP visitam o LÂMINA e participam de escavações arqueológicas em Pelotas. Contudo, o LAP e o LÂMINA já estão em negociação  para estabelecerem um convênio e fortalecer, assim, sua parceira institucional e científica. A expectativa, portanto, é que novas missões de estudo de alunos do LAP e do LÂMINA se cumpram nos próximos semestres.