Projeto de alunos da UFPel disputa a segunda etapa do IV Prêmio Caixa de Projetos Inovadores

2 de Março de 2012

O Projeto Realidade aumentada aplicada ao processo construtivo na indústria da construção civil, em desenvolvimento pelos acadêmicos da UFPel, Fábio C. Correa (Engenharia Civil) e Moisés Dorneles da Silveira (Ciência da Computação), com orientação dos professores Maria Tereza Pouey (Engenharia Civil) e Marilton Sanchotene de Aguiar (Ciência da Computação), disputa a segunda etapa do Prêmio Caixa de Projetos Inovadores com Aplicabilidade na Indústria Metalúrgica, Mecânica, Eletrônica, Materiais Elétricos e Construção Civil.

Nesta etapa, entre os 14 projetos concorrentes aceitos, três trabalhos acadêmicos serão indicados como finalistas, os quais serão expostos e apresentados ao público no estande de Inovações Acadêmicas da 8ª Feira Eletromecânica e Construção Civil 2012, em abril, na cidade de Londrina (PR).

A metodologia proposta caracteriza-se pela aplicação inovadora da realidade aumentada como ferramenta de apoio à decisão no processo construtivo da indústria da construção civil. Este projeto vem ao encontro da produção de soluções criativas que minimizam novos e antigos problemas verificados no setor, visando diminuir sensivelmente as falhas de execução em obras ao disponibilizar, no canteiro, modelos tridimensionais virtuais complementares ao projeto real acrescidos de informações sobre as técnicas construtivas mais apropriadas para a execução.

Maiores informações sobre o Prêmio Caixa de Projetos Inovadores podem ser encontrados no site: http://senailondrina.com.br/feira/iv-premio-caixa-de-projetos-inovadores-14-trabalhos-academicos-disputam-a-segunda-etapa/