No dia 2 de fevereiro iniciou em Pelotas o projeto VER-SUS Brasil Extremo Sul - Vivências e Experiências no SUS contando com a participação de estudantes de diversas áreas e de diferentes regiões do Rio Grande do Sul e Uruguai. O projeto é coordenado pelo professor Marcos Aurélio Matos Lemões e tem como parceiros o Diretório Acadêmico Ana Nery da Faculdade de Enfermagem/UFPel, da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
O projeto VER-SUS Brasil Extremo Sul pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações.
Os estágios de vivências no SUS propiciam aos estudantes a experimentação de um novo espaço de aprendizagem, que é cotidiano do trabalho das organizações de redes e sistemas de saúde. O trabalho na saúde é entendido como dispositivo educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde possibilitando a formação de profissionais comprometidos ética e politicamente com as necessidades de Saúde da população.
As atividades se estenderão até o dia 14 de fevereiro e haverá atividades nos municípios de Pelotas, Jaguarão, Canguçu, Arroio do Padre e São Lourenço.