Comissão UFPEL/200 anos aposta em eventos culturais neste bi-Centenário de Pelotas

13 de Fevereiro de 2012

A programação do bi-Centenário de Pelotas, na parte reservada à Universidade Federal de Pelotas, terá vários eventos e ações culturais e preocupações com os “próximos 20 anos”. A Universidade Federal de Pelotas quer colaborar com as ações municipais, e que depende, em muitos casos, de aprovação de suas propostas pelo poder executivo municipal.

Neste mês de fevereiro haverá uma nova reunião da Comissão UFPel – 200 anos que acontecerá no dia 27.

Confira os projetos que já estão em andamento.

Obras do Casarão 8 em andamento, no coração da cidade, onde será inaugurado o “ Salão 200 anos”.
Teatro de rua, na programação elaborada por Nicola Caringi.
Mapa da Irmandade ( infográfico interativo) em telão, contando a história das Cidades-Irmãs de Pelotas.
Expectativa da UFPEL quanto à proposta de Irmandade com Rio Grande, apresentada à Câmara de Vereadores local.
Proposta do nome Aeroporto Internacional “ João Simões Lopes Neto”, transformada em projeto-de-lei pelo deputado federal Fernando Marroni, membro da Comissão UFPEL/200.
Apresentação da OSPA, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, ( embarcada) no Canal São Gonçalo, com espetáculo de fogos e luzes.
Interiorização do governo do RS em Pelotas, durante dois dias, no mês de julho de 2012.
Travessia de “pelotas de couro” no arroio Pelotas, em parceria com o Parque Gaúcho de Gramado, no 12 de julho, data máxima do bi-Centenário.
Obra “Os 200 Grandes do bi-Centenário” de autoria de Mário Osório Magalhães.
Mostra fotográfica “Pelotas pretérita”, do fotógrafo José Pacheco.
Proposta do Parque do bi-Centenário na cidade de Pelotas.
Sessão Solene dos Conselhos Superiores da UFPel para outorga de títulos, em agosto.
Ato solene na UFPel, com dirigentes da Associação Rio-grandense de Imprensa, ARI, e Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, ABERT, para concessão, post mortem, do “ Mérito Universitário” ao jornalista Clayr Lobo Rochefort.
Seminário “Pelotas e Rio Grande: os dois principais berços negros e portugueses do RS”.
Transferência do “ Sentinela Farroupilha” de Antonio Caringi para o largo da Rodoviária de Pelotas, aprovada pela Câmara de Vereadores, solicitada pela família e justificada pelo grande amigo do escultor, Ministro Mozart Victor Russomano, dependendo de autorização do Executivo Municipal.
Projetos “ As Charqueadas de Pelotas” e “ Hipólito José da Costa, (Patrono da Imprensa no Brasil) do berço à glória”.
Regata da Irmandade “ Rio Grande-Pelotas”.
Campanha de restauração do Teatro Sete de Abril, com a atriz Fernanda Montenegro.
Conferência do Engenheiro Jaime Lerner, ex-Prefeito de Curitiba e ex-Governador do Paraná.
Projeto “Pelotas 2020”, pensando os próximos 20 anos, do paisagista e engenheiro agrônomo Frederico Ribeiro Karam.
Projeto “As águas de Pelotas”, de Manoel Luis de Souza Vianna.
Projeto “o significado do Banco Pelotense em 200 anos de Pelotas” de Mônica Beatriz Correa Meyer Russomano.
História dos grandes pintores e escultores pelotenses que se consagraram na Princesa do Sul.