Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Reunião Técnica de Cooperação Cultural na fronteira Brasil-Uruguai

6 de Fevereiro de 2012

reuniao_comissao_binacional_de_cultura1.JPG Em continuidade às atividades da última reunião (foto) realizada no final de janeiro, em Rivera, Uruguai, a Comissão Binacional de Cultura Brasil-Uruguai reúne-se na próxima quinta-feira(9), no Núcleo de Estudos Fronteiriços do Centro de Integração do Mercosul/UFPel, em Santana do Livramento. O encontro contará com a participação de técnicos do Ministério da Cultura do Brasil, onde serão abordados temas como: Sistema Nacional de Cultura e o Pronac (Programa Nacional de Cultura), a cargo da representante do Ministério da Cultura, Margarete Moraes (Minc - região Sul).

foto_da_praca_internacional1.JPG Além disso, na pauta do encontro da Comissão Binacional estão as comemorações de aniversário da Praça Internacional, fundada em 26 de fevereiro de 1943, situada na linha que une e separa Santana do Livramento, no Brasil e Rivera, Uruguai.

A Comissão Binacional de Cultura

Em 12 de julho de 2010, a Prefeitura Municipal de Santana do Livramento realizou um encontro entre gestores públicos e sociedade civil. Participaram 21 representantes de municípios brasileiros e uruguaios, com o objetivo de elaborar um documento que foi denominado “Carta de Fronteira”, entregue aos presidentes Lula e Mujica, no dia 30 de julho de 2010, por ocasião de encontro na Fronteira da Paz. À época, a principal demanda aos presidentes era a constituição de uma Comissão Binacional de Cultura, com representações locais ao longo da fronteira entre os dois países.

Em 31 de maio de 2011, o Ministério da Cultura do Brasil e o Ministério de Educação e Cultura do Uruguai assinaram o Protocolo de Intenções reconhecendo a importância da Comissão Binacional de Cultura como órgão impulsionador da integração cultural. Entre as principais ações desenvolvidas está a realização da 1ª Feira Binacional do Livro Santana do Livramento-Rivera.

A participação da UFPel

Atendendo a convite da Prefeitura Municipal de Santana do Livramento e da Comissão Binacional de Cultura, a Universidade Federal de Pelotas está representada pelo Centro de Integração do Mercosul/Núcleo de Estudos Fronteiriços e pela Fundação Simon Bolívar. O Núcleo de Estudos Fronteiriços fica na rua Duque de Caxias, 1759 em Santana do Livramento; telefone (55) 32436444; e-mail fronteira.ufpel@yahoo.com.br.

Seção: Notícias