UFPel participa do I Congresso Internacional A Língua Portuguesa em Música

4 de Fevereiro de 2012

Na próxima semana, a cidade de Pelotas e a UFPel estarão representadas no I Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música”, promovido pela Universidade Nova de Lisboa, que acontece de 9 a 12 de fevereiro. A diretora do Conservatório de Música, Isabel Nogueira, e o vice-diretor, Guilherme Goldberg, estarão apresentando trabalhos, respectivamente, sobre Andino Abreu e Alberto Nepomuceno.

Alberto Nepomuceno é importante compositor brasileiro e sua produção de canções é muito importante em nível nacional. Este compositor já foi tema da tese de doutorado de Guilherme Goldberg.

Andino Abreu, primeiro professor de canto do Conservatório de Música de Pelotas, foi importante cantor de música de câmara, considerado o melhor intérprete das canções de Camargo Guarnieri, Villa Lobos e Armando Albuquerque pelos próprios compositores.

O trabalho que Isabel Nogueira apresentará no congresso trata da relação entre Andino Abreu e o compositor português Ruy Coelho, a partir do acervo doado por Helena Abreu, filha do cantor, ao Centro de Documentação Musical da Universidade Federal de Pelotas.

O levantamento e sistematização de dados sobre o cantor contou com a participação do bolsista de Iniciação Científica CNPq Yimi Walter Premazzi Silveira Junior e das acadêmicas do Curso de Ciências Musicais da UFPel Carolina Borges Ferreira e Ananda Brandão.

Na semana seguinte, a professora Isabel irá proferir uma conferência na Universidade Autônoma de Madri, no Programa de Doutorado em Musicologia.