UFPel prepara acordo de cooperação técnica com universidades da Coréia do Sul

3 de Fevereiro de 2012

dsc07239.JPG O professor da universidade SKKU, da Coréia do Sul, Chilgee Steve Lee reuniu-se nesta semana, no Gabinete da Reitoria, com o reitor Cesar Borges, para tratar sobre acordo de cooperação técnica entre a UFPel e um grupo das sete principais universidades daquele país asiático. Lee representa o grupo de instituições coreanas.

O acordo, cuja minuta foi levada pelo professor à Coréia, incluiria a ida de estudantes da UFPel àquela nação, através do Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal brasileiro.

dsc07229.JPG Lee cumpriu agenda na UFPel e também conversou com acadêmicos e docentes dos cursos da área de computação, quando apresentou aspectos de seu país e da Universidade SKKU, ligada à indústria de eletrônicos Samsung. O professor coreano visitou ainda os Centros de Biotecnologia e de Epidemiologia da UFPel e as instalações dos cursos da área de computação, no campus Porto.

Estudantes da UFPel de diversas áreas poderão se candidatar ao intercâmbio na Coréia, inclusive da área da Saúde. Como a Samsung tem forte participação na Universidade SKKU, será possível aos acadêmicos brasileiros, também, pleitearem estágios naquela empresa de eletrônicos.

A expectativa é que já na próxima janela de inscrições ao Programa Ciência Sem Fronteiras, do CNPq, que tem a participação da UFPel, seja possível aos acadêmicos brasileiros candidatarem-se ao intercâmbio nas universidades coreanas.

Confira no arquivo relatorio-ida-coreia1.doc o relatório da viagem à Coréia do Sul realizada em dezembro pelos professores Júlio de Mattos e Leomar da Rosa Júnior, que deu origem à ideia de construir um acordo de cooperação e intercâmbio com as universidades daquela nação. No arquivo top-7-universities-for-swb-program.ppt confira as informações sobre as sete universidades que compõem o grupo de tops que poderão fazer parte do acordo com a UFPel.