Prosseguem as ações da UFPel no Maranhão, dentro do Projeto Rondon

3 de Fevereiro de 2012

Os rondonistas da Universidade Federal de Pelotas e do Centro Universitário São Camilo – CUSC (SP), coordenados pelos professores Suzana Lanzetta e Alexandra Dias (UFPel), Válter Costa e Luciana Sartori (CUSC), estão na cidade de Cajapió no Maranhão desde o dia 22 de janeiro desenvolvendo atividades nas áreas da saúde, educação, turismo, meio ambiente, direito e justiça social, cultura e desenvolvimento econômico.

Após uma semana na Zona Urbana da cidade, as atividades agora estão ocorrendo na Escola Denizard Almeida e Silva no povoado Boa Esperança, Zona Rural do município, onde encontram-se cerca de 70% da população. As oficinas estão alcançando um número excelente de participações, que em alguns casos chegam a 70 participantes por cada oficina.

Também estão sendo realizadas visitas à região para alcançar a população que se encontra em área de difícil acesso à escola. Os povoados “Posto Seleção” e “Picadas” receberam a visita do Projeto nesta terça-feira, dia 30 de Janeiro. Conforme o estudante Everton Lessa (História/UFPel) “além de valorizar a auto-estima dos moradores, também é uma forma de estimular a identidade e cultura negra no município, pois estes povoados buscam informação para se tornarem comunidades Quilombolas”.

A CUSC também está realizando atividades extras devido à demanda pelas oficinas na área de saúde que surgiu no decorrer da Operação em Cajapió. As oficinas de “Hanseníase e Tuberculose” e “Diluição de Medicamentos em Ambientes Hospitalares” estão ocorrendo na escola Deusdeth Cortêz Vieira da Silva e são ministradas pelos estudantes Kássia Vidal (Enfermagem/CUSC), Cristiane Marcantonio (Enfermagem/CUSC), Carolina Pinto (Nutrição/ CUSC), Mônica Dias (Biologia/ CUSC), Professor Válter Costa (Farmácia/CUSC) que contam com o auxílio dos estudantes Marcelo Messias, Elvis Pereira (Fisioterapia/CUSC) e Bluette Marques (Farmácia/CUSC).

Apesar da estudante Marina Camargo (Nutrição/CUSC) ter que voltar para São Paulo no início das atividades devido a um problema de saúde, a equipe não desanimou e continuou trabalhando e seguindo o cronograma previsto. Marina encontra-se melhor e torce pelo sucesso do projeto em Cajapió.

Os rondonistas Marcelo Cigales (Ciências Sociais/UFPel), Emília Wendt (Biologia/UFPel) e Anderson Gauer (Agronômia/UFPel) também estiveram visitando a Colônia de Pescadores Z-45 de Cajapió com o intuíto de auxiliar na criação de uma Cooperativa de comercialização do pescado, visando assim, o desenvolvimento econômico e social da comunidade local.

Para o encerramento das atividades está sendo organizado um evento que contará com a participação da população envolvida com as atividades do Rondon no município. Os rondonistas Rita Gabriela Araújo Carvalho (Turismo/UFPel), Maicon Barbosa (Teatro/UFPel), Mônica Borba (Dança/UFPel), Ana Cristina Glusevics (Geografia/UFPel) e Mônica Dias estão trabalhando em conjunto com o secretário da Cultura do município para a realização do evento que ocorrerá nesta quinta-feira dia 02 de fevereiro. Entre as principais atrações previstas para a festa, estão o “Bumba Meu Boi”, dança típica maranhense e o “Tambor de Criola” Patrimônio Imaterial do Brasil.