O Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (Leca) do Instituto de Ciências Humanas(ICH) acaba de ganhar edital da Sociedade de Arqueologia Brasileira para a criação de um portal de internet sobre a cerâmica antiga. Os professores responsáveis pelo projeto são Pedro Luís Machado Sanches (coordenador); Fábio Vergara Cerqueira (colaborador e coordenador); Camila Diogo de Souza (pesquisadora associada e coordenadora) e Carolina Kesser Barcellos Dias (pesquisadora associada e coordenadora).
Constituído como projeto de extensão permanente, o Leca visa promover pesquisas acerca da cerâmica antiga em abordagens distintas e complementares. Tendo como ação central a análise de material cerâmico, proporciona a cooperação entre especialistas neste material, contemplando diferentes períodos, circunstâncias de achado e procedências; prevê convênios com instituições estrangeiras de notória tradição nesta área de estudos, missões de pesquisa em acervos arqueológicos, sítios e bibliotecas, Intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores associados. A constituição de uma rede de laboratórios congêneres, instituições de memória e universidades dedicados ao estudo da Cerâmica Antiga no Brasil e no exterior, está entre os objetivos de longo prazo do projeto.
O site irá divulgar as atividades e eventos realizados pelo Leca, incentivar a participação de acadêmicos nos projetos e democratizar os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório.