O médico da Faculdade de Medicina da UFPel Danilo Rolim de Moura, importante vulto da história daquela unidade, faleceu às 2h30min desta quarta-feira(18), em Porto Alegre. Bageense, 58 anos, foi um dos mais respeitados e conceituados pediatras da história médica de Pelotas. A Faculdade de Medicina suspendeu atividades.
A UFPel prestou homenagens ao grande entusiasta do Centro 24 Horas, do Hospital Escola e da causa da criança deficiente. Danilo Rolim de Moura lutou bravamente, durante vários meses, contra um câncer de pulmão que se alastrou para o intestino.
O médico era o único representante do Rio Grande do Sul no Comitê Consultivo Nacional para Políticas de Pessoas com Deficiência. Ele foi empossado como membro titular no dia 17 de novembro, em Brasília, no Palácio do Planalto, em ato que contou com as presenças da presidente Dilma Rousseff, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do reitor Cesar Borges.
Dedicado colaborador da Gestão Cesar Borges na área da Saúde e um dos abnegados defensores do projeto Hospital-Escola com 370 leitos, empreendimento que teve obras iniciadas em dezembro, Danilo Rolim de Moura atuou no projeto do antigo Paliteiro, pronto atendimento nos fundos da Faculdade de Medicina, e na transformação do antigo Hospital Santa Teresa em Centro de Pesquisas em Saúde Amílcar Gigante. O médico pronunciou tocante discurso durante a visita do Ministro da Saúde Alexandre Padilha à Universidade Federal de Pelotas.
Por ocasião do III Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, promovido pela Faculdade de Saúde Pública da USP e Faculdades do ABC, Danilo Rolim de Moura, coordenador do Núcleo de Neurodesenvolvimento da UFPel Prof. Mario Coutinho, proferiu conferência sobre “As características de estudantes vítimas de Bullying no ensino fundamental de escolas de Pelotas”.
Ele foi co-autor, recentemente, de artigo sobre bullying em Pelotas, publicado no Jornal Brasileiro de Pediatria. Foi um dos coordenadores também do Programa Para Aprender Melhor, desenvolvido com o apoio da Unesco e em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do RS.
Por décadas, foi reconhecido e respeitado médico pediatra em Pelotas, onde construiu com pacientes e seus familiares mais do que laços profissionais, mas sobretudo de profunda amizade e afeto.
O chefe de imprensa da UFPel, jornalista Clayton Rocha, escreveu texto em homenagem ao doutor Danilo. Confira:
“Danilo Rolim de Moura, o pediatra e o vulto histórico da Medicina da UFPel
O Dr. Danilo Rolim de Moura, 58 anos, deixa um nome. Ele foi referência na Medicina da UFPel. Ele sempre foi considerado um nota 10 na pediatria. Ele nasceu em Bagé, no dia 1º de novembro de 1953, mas ele fica em Pelotas, em todos os sentidos. A sua história confunde-se com a própria história médica da cidade. Estabeleceu vínculos tão fortes com sua comunidade, quer na docência, quer na atividade pediátrica, quer na ação política, que seu nome figurou em listas para a Reitoria, e para a eleição municipal. Recusou, uma a uma, todas as propostas para realizar uma experiência administrativa.
O que importava para ele era a ação médica, o magistério, a pesquisa, a obra do “Paliteiro”, a obra do novo Hospital Escola da UniversidadeFederal de Pelotas. Danilo viveu intensamente a sua causa. E a serenidade foi uma constante em sua caminhada. Através dela, enfrentou desafios, mas sobretudo por conta dela, exibiu resignação e coragem; combatendo uma doença que não conseguiria abalar o seu sonho. E mesmo doente, e mesmo em sofrimento contido, sem que fosse capaz de verbalizar qualquer tipo de queixa, entregou-se, e por inteiro, no propósito de completar o projeto do Pronto Atendimento 24 horas, e de abraçar – como se fosse um homem cheio de saúde – a causa do Bloco da Oncologia, primeira etapa do Hospital da UFPel..
Danilo Rolim de Moura recebeu convite pessoal do Ministro da Saúde Alexandre Padilha para integrar o “Comitê Consultivo Nacional para pessoas com deficiência” e foi empossado recentemente no Salão Nobre do Palácio do Planalto , pela Presidente Dilma Rousseff. Danilo nasceu em Bagé, no dia 1º de novembro de 1953. Ele formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, especializando-se em Pediatria. Trabalhou com crianças com deficiência e transtorno do desenvolvimento.
Foi Presidente do Centro Acadêmico Sarmento Leite, da UFRGS; Vice-Presidente do DCE da UFRGS, Secretário Municipal da Saúde do Prefeito Bernardo Olavo Gomes de Souza; Secretário Municipal da Saúde do Prefeito José Maria Carvalho da Silva; foi Chefe da UTI Pediátrica Neonatal da Sociedade Portuguesa de Beneficência; e atuou na cidade de Pelotas desde o ano de 1981.
O professor Danilo Rolim de Moura é Mestre em Neurociências, e ocupou as funções de coordenador do Núcleo de Neuro-Desenvolvimento “professor Mário Ferreira Coutinho” na UFPel.
Danilo é casado com a professora Rosa Rolim de Moura, arquiteta formada pela UFRGS, doutora e autora do livro “100 imagens da arquitetura pelotense”, obra esta que se encontra esgotada nas livrarias. O casal tem quatro filhos, Gabriel, médico especializado em Radiologia em Porto Alegre; Caio, que reside em Los Angeles, nos EUA; Théo, que atua em pesquisa oceanográfica no Rio de Janeiro; e Lucas, que cursa Oceanologia na FURG.”