Após três dias em Punta Arenas, aguardando condições climáticas favoráveis e de logística, o professor Claudio Pereira, da UFPel, chegou à Estação Comandante Ferraz na Antártida. O docente faz parte do seleto grupo de cientistas da comitiva de pesquisadores brasileiros que no último dia 8 que integrou a 30ª missão científica ao continente antártico.
Segundo o professor Claudio, já foram feitos contatos iniciais com pesquisadores da Universidade de Magalhães em Punta Arenas. Essa relação com professores do Chile propiciará futuras colaborações para o grupo de químicos da UFPel (Claudio Pereira e Márcia Mesko) e da USP (Pio Colepicolo Neto), o que é importante para o Curso de Farmácia e para o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e dos Alimentos da UFPel.
Pereira já começou a fase de coleta de material nas imediações da estação brasileira. Ele estudará as substâncias bioativas derivadas das macroalgas da Antártida. Fotos recentes podem ser acessadas nos sites do LAHBBio - Laboratório de Heterociclos Bioativos e Bioprospecção (http://wp.ufpel.edu.br/lahbbio/) e do Programa Pelotas 13 horas (http://www.pelotas13horas.com.br/).