Pesquisa faz chamado a jovens pelotenses nascidos em 93

12 de Janeiro de 2012

Mais de três mil pessoas já compareceram à clínica, mas ainda são esperados cerca de mil jovens para participação no estudo

epidemio.JPG Conhecida como Coorte de Nascimento de 1993, a pesquisa de saúde realizada com todos os jovens nascidos em Pelotas no ano de 1993 encontra-se em fase final de coleta de dados e de exames clínicos dos participantes, que estão com 18 anos. Três mil e duzentas pessoas já foram recebidas na Clínica do Centro de Pesquisa em Saúde Dr. Amílcar Gigante, e cerca de mil ainda são esperadas até março, para conclusão desta etapa.

Segundo uma das coordenadoras do estudo, a pesquisadora Ana Menezes, 80% do público esperado já foi atendido. Mas é de extrema importância que o restante dos nascidos em 1993, em Pelotas, participem, comparecendo à clinica para realização dos exames na data agendada. “Sabemos que no período de férias é mais difícil mobilizar e localizar algumas pessoas. Por isso, aos nascidos em 93 que ainda não foram contatados, solicitamos que entrem em contato com a equipe da Coorte de 93”, acrescenta Menezes.

Conduzida pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas, a Coorte de 93 é um dos poucos estudos do mundo que investiga dados completos sobre a saúde e a situação socioeconômica dos participantes desde o nascimento, constituindo um banco de informações inéditas.

Devido à ampla adesão dos voluntários e de suas mães em etapas anteriores do estudo, a cidade de Pelotas ocupa posição de destaque internacional no campo das ciências da saúde, tanto pela qualidade da produção científica na área de Epidemiologia, como pela condução de um dos maiores estudos populacionais de longo prazo em nível mundial. O grande número de pessoas atendidas nos acompanhamentos precedentes (ao nascimento, aos 11 e aos 15 anos dos participantes) proporciona elevado grau de confiabilidade científica aos resultados, que têm sido aproveitados no planejamento de ações por instituições de saúde nacionais - como o Ministério da Saúde e a Pastoral da Criança, e internacionais - como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O acompanhamento dos 18 anos está sendo realizado na clínica construída exclusivamente para receber os participantes dos estudos de coorte. Com infraestrutura única no país, a clínica dispõe de aparelhos ultramodernos para a realização de exames clínicos sofisticados e totalmente indolores, voltados para a análise detalhada da composição corporal dos jovens na fase de transição entre adolescência e idade adulta. “A partir dos dados coletados, poderemos cruzar as novas informações com as colhidas em momentos anteriores. Os resultados podem apontar em que medida fatores precoces do desenvolvimento podem refletir-se em longo prazo na saúde do adulto”, afirma a pesquisadora.

A coordenação do estudo informa que os voluntários não têm qualquer tipo de despesa financeira, já que os custos da participação são subsidiados pelo Centro de Pesquisas. Além disso, são concedidos aos jovens atestados médicos para dispensa de atividades de trabalho ou estudo. Mesmo os residentes em outras cidades devem entrar em contato com a equipe da Coorte de 93. “Se necessário, nossos profissionais podem ir ao encontro do pesquisado”, esclarece Ana Menezes.

Contatos da Equipe da Coorte de 93

Email: coorte1993@gmail.com
Telefone: 53 3284-1300
Local: Centro de Pesquisa em Saúde Dr. Amílcar Gigante
Rua Marechal Deodoro, 1160 – Centro/ Pelotas.
Horário de atendimento: das 8h às 18h (sem fechar ao meio-dia).