O Centro de Artes e o Conservatório de Música estão apresentando a edição de 2012 do Projeto Afina-Sul, dentro do Programa de Difusão Musical, com oferta de cursos em várias áreas. Confira as informações abaixo:
Universidade Federal de Pelotas
Centro de Artes
Conservatório de Música
Programa de Difusão Musical
Apresentam:
Projeto Afina-Sul
Áreas Ofertadas:
Flauta Transversal
Violino
Violão
Canto
Pandeiro Brasileiro - NOVO!!
Teoria Musical
O calendário letivo do Projeto Afina-Sul segue abaixo:
1º Semestre de 2012:
Início das aulas: 12 de março
Término das aulas: 29 de julho
Matrículas 1º Sem.: 09 de janeiro a 02 de março
Horário:
Dia 09/01 a 20/01: das 8h30min às 18h
Dia 23/01 a 02/03: das 8h30min às 13h
2º Semestre de 2012
Inicio das aulas: 13 de agosto
Término das aulas: 30 de novembro
Matrículas 2º Sem.: 09 de julho a 03 de agosto
Horário: das 08h30min às 13h
Documentos para Matrícula:
- cópia da certidão de nascimento ou RG;
- 01 foto 3×4;
- taxa de matrícula.
Local: Secretaria do Conservatório de Música (R. Félix da Cunha 651)
A seguir você encontrará informações sobre os cursos, bem como uma síntese do funcionamento do Projeto Afina-Sul. Leia-o atentamente e, para obter mais esclarecimentos, entre em contrato pelo telefone 3222-2562, com as secretárias Juslene Velasques (8h:30min as 12h) ou Eliane Brum (13h:30min as 17h:30min), ou pessoalmente à Rua Félix da Cunha, 651. O Projeto Afina-Sul possui estrutura semestral ministrada num período de 4 meses. Por ser um currículo dinâmico, não é necessária a sua integralização. O aluno receberá certificado mediante solicitação junto à secretaria, após seu desligamento do curso. Nele constarão os níveis de teoria cursados bem como a carga horária de aulas de instrumento/canto a que foi submetido. Para tal, o aluno deverá ter, obrigatoriamente, freqüência não inferior a 75% e média de aproveitamento não inferior a 7,0. O Projeto Afina-Sul está distribuído nas seguintes áreas de concentração:
- Aulas individuais ou em grupo, totalizando 16h/aulas semestrais.
O objetivo do curso e o programa a ser desenvolvido é definido pelo professor de acordo com o nível do aluno, devendo respeitar o programa básico definido para cada curso.
- Teoria e Percepção Musical: aulas coletivas, totalizando 30h/aula por semestre.
A oferta das disciplinas coletivas é sujeita a confirmação, dependendo do número de alunos em cada turma, o qual não poderá ser inferior a 05 (cinco), cabendo essa decisão à coordenação do curso.
Horário das aulas:
Para as aulas de instrumento/canto, o horário é marcado a cada semestre diretamente entre professor e aluno(s). Quanto às aulas de teoria musical, os horários são marcados pelo professor levando em conta a disponibilidade de salas. O período de marcação de horários se dá geralmente na semana anterior ao início das aulas.
Avaliação:
Há, no mínimo, uma avaliação ao final do semestre. É atribuído, para cada avaliação, graus de 0 (zero) a 10 (dez), sendo que suas médias aritmética ou ponderada, conforme o tipo de avaliação, constituem a nota final. O aluno que obtiver uma média semestral igual ou superior a 7,0 (sete) será considerado aprovado e receberá certificado após seu desligamento. O aluno que obtiver uma média semestral igual a 5,0 (cinco) será considerado aprovado, mas não receberá certificado. Alunos com média final inferior a 5,0 serão considerados sem aproveitamento e não receberão certificado. Também serão considerados não aptos e não receberão certificados os alunos que, sem prévia comunicação e motivo justificado, tiverem freqüência inferior a 75%.
O não comparecimento às provas, sem motivo justificado, importará na atribuição de grau 0 (zero).
Taxas Mensais:
- Curso de Instrumentos/Canto com Teoria e Percepção Musical: R$ 100,00*
- Curso de Teoria e Percepção Musical: R$ 50,00*
*Taxas pagas num período de 4 meses. A Matrícula vale como 1ª mensalidade.
Bolsas:
Serão concedidas mensalmente bolsas para estudantes de baixa renda que estejam regularmente matriculados em escolas públicas. O contingente de bolsas atingirá 25% do total de inscritos, podendo ser de caráter integral ou parcial (50% da mensalidade).
A manutenção da bolsa semestral é dependente da aprovação do aluno no ensino regular e no próprio Projeto Afina-Sul.
Documentos Necessários para a requisição de bolsa:
- Atestado de matrícula em escola pública para o semestre desejado;
- Cópia do boletim escolar (somente no 1º semestre do ano vigente);
- Comprovante de renda mensal dos pais ou responsáveis (ou do próprio requerente)*;
- Carta expondo a requisição da bolsa com suas justificativas de motivos e necessidades (se possível, impressa).
*São aceitos os três últimos demonstrativos de pagamento (contracheques) ou a Declaração de Imposto de Renda do ano vigente.
Coordenação Geral: Prof. Germano Gastal Mayer
O novo curso de Pandeiro Popular será ministrado pela professora Aglae Frigeri.
Curso de Pandeiro Brasileiro
O curso de pandeiro envolve aspectos históricos e sonoros deste instrumento dentro da música popular brasileira, sendo destinado a alunos de todos os níveis. Com o objetivo de expandir o potencial musical de cada aluno, serão realizados exercícios envolvendo percepção rítmica e ritmos brasileiros, além dos exercícios direcionados à técnica do pandeiro. O formato do curso prevê aulas em grupo.
Objetivos: desenvolver a técnica de pandeiro, tornar consciente a habilidade rítmica e compreender a estrutura de certos ritmos da música popular brasileira. Para tanto, serão abordados tópicos sobre técnica, sonoridade, afinação, percepção da estrutura musical, noções de ritmos brasileiros, improvisação, leitura e escrita musical; também serão utilizadas gravações (áudio/vídeo), a fim de promover um painel abrangente quanto às possibilidades sonoras do pandeiro e apresentar alguns dos seus principais intérpretes.
Justificativa: proporcionar à comunidade de Pelotas uma oportunidade de ampliar o contato com a música popular brasileira através de um instrumento de fácil aquisição e muitas possibilidades sonoras.
Metodologia: aulas coletivas, onde o conteúdo será distribuído em atividades práticas (exercícios de técnica, improvisação, etc.) e teóricas (noções de ritmo, altura, formação de compasso, estrutura de ritmos brasileiros, etc.).
Súmula: breve história do pandeiro; comparação com instrumentos similares pelo mundo; modo de segurar e tocar; noções de grave/agudo; noções sobre tempo e subdivisão do tempo; noções de compasso; ritmos brasileiros; exercícios de improvisação sobre determinados ritmos; preparo de peças predeterminadas; apresentação dos alunos encerrando as atividades.
Avaliação: participação do aluno durante o curso e apresentação no último dia de aula, mostrando o conteúdo trabalhado.
Lembramos que a frequência nas aulas de teoria musical é obrigatória também para alunos deste curso (aqueles que não têm formação teórica).
Bibliografia:
BOLÃO, OSCAR. Batuque é um Privilégio – A percussão na música do Rio de Janeiro. Ed. Lumiar, Rio de Janeiro, 2003.
CAZES, HENRIQUE. Choro: do quintal ao Municipal. Editora 34, São Paulo, 1999.
D’ANUNCIAÇÃO, LUIZ ALMEIDA. A Percussão dos Ritmos Brasileiros. EBM/Europa, Rio de Janeiro, 1993.
GRAMANI, J. E. Rítmica viva – a consciência musical do ritmo. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.
LACERDA, VINA. Pandeirada Brasileira. Edição do autor, 2008.
LOPES, NEI. Sambeabá: o samba que não se aprende na escola. Casa da Palavra / Edições Folha Seca, Rio de Janeiro, 2003.
MOURA, ROBERTO. Tia Ciata e a Pequena África do Rio de Janeiro. FUNARTE, Rio de Janeiro, 1983.
OLIVEIRA, ERNESTO VEIGA DE. Instrumentos Musicais Populares Portugueses. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1982.
REDMOND, LAYNE. When the Drummers were Women. Three Rivers Press, New York, 1997.
SACHS, CURT. The History of Musical Instruments. W.W.Norton & Co. Inc., New York, 1940.
SANDRONI, CARLOS. Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed./ Ed. UFRJ, Rio de Janeiro, 2001.