Parceria brasileira e britânica no Programa Ciência sem Fronteiras

11 de Janeiro de 2012

O British Council está atuando junto às universidades brasileiras na capacitação de seus alunos para que possam participar do programa Ciência sem Fronteiras, uma iniciativa do governo brasileiro que prevê a utilização de aproximadamente 100 mil bolsas de estudo no exterior. Um mínimo de 10 mil estudantes terá o Reino Unido como destino e um dos grandes desafios para o Ciência sem Fronteiras é o baixo nível de proficiência em língua inglesa dos estudantes e pesquisadores brasileiros.

Em relação à língua inglesa, o British Council está auxiliando as universidades brasileiras a identificar qual o real nível de inglês destes alunos e estabelecendo parcerias para prover o treinamento necessário para a obtenção do resultado mínimo de 6.0 pontos no IELTS exigido pelas universidades britânicas. O British Council é o administrador exclusivo no Brasil do IELTS – International English Language Testing System, exame que comprova a proficiência em língua inglesa exigida para ingresso em universidades ou para processos de imigração em vários países. A organização está oferecendo sessões do exame dentro das principais universidades do país, doando livros preparatórios para o teste e ministrando palestrar explicativas sobre o IELTS.

Na área de educação superior, o British Council trabalha na aproximação de universidades brasileiras e britânicas, no âmbito de pesquisa conjunta e bolsas de estudo. Este trabalho é feito através da CAPES, CNPQ e diretamente com as universidades. “O Reino Unido tem orgulho da reputação internacional e da qualidade de seu ensino superior. Temos muito interesse em apoiar iniciativas conjuntas com o Brasil”, diz John Bramwell, Diretor de Ensino Superior para as Américas no British Council.

“O British Council desenvolve um importante papel de aproximação sócio-cultural entre o Brasil e o Reino Unido desde 1945, e o Ciência sem Fronteiras veio a fortalecer ainda mais os laços acadêmicos entre os dois países. Temos atendido diariamente centenas de jovens estudantes brasileiros interessados em prestar o IELTS para estudar em universidades britânicas e temos certeza de que a implantação deste programa já é um marco na história dos dois países”, diz Claudio Anjos, Diretor de Exames do British Council no Brasil.

Veja aqui as datas e locais das próximas sessões para o exame IELTS no brasil.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e laços que gerem benefícios mútuos entre o Reino Unido e os países onde está presente, por meio da atuação em quatro áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes e Esportes. A organização atua em 223 cidades, em 109 países, com parceiros como os governos federal, estadual e municipal, organizações não-governamentais e iniciativa privada. O British Council é uma organização apolítica que trabalha em conjunto com o governo britânico, promovendo oportunidades iguais a todas as pessoas. No Brasil, há escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite www.britishcouncil.org.br.