Candidatos a vagas na UFPel pelo Sisu podem optar pelo curso de Hotelaria

9 de Janeiro de 2012

gh1.JPG Candidatos a vagas na UFPel pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem se inscrever até as 23h59min de quinta-feira(12) no novo curso de Hotelaria oferecido pela Universidade. O curso funcionará no Grande Hotel, histórico prédio localizado no centro da cidade, na praça Coronel Pedro Osório, e que foi repassado à UFPel em dezembro pelo Poder Público Municipal, para sediar o Hotel-Escola da Instituição. A criação do Curso Superior de Tecnólogo em Hotelaria na UFPel, vinculado ao Centro de Integração do Mercosul, se justifica pela necessidade de formação de mão-de-obra especializada para atender às demandas geradas tanto pela região de atuação da Universidade, bem como pelo país e Mercosul.

O Curso, em fase de implantação, tem como objetivo oferecer uma educação com vistas à formação, qualificação e requalificação de profissionais com competência para trabalhar na hotelaria em Pelotas, regiões turísticas do estado do RS, do Brasil e em qualquer parte do mundo.

“Espera-se que, com esta ação de qualificação de mão-de-obra, a UFPel auxilie na retomada do crescimento regional, com o aumento do turismo para a região, tendo melhores Meios de Hospedagem, oferecendo serviços de qualidade e estendendo ações de inclusão social”, observa a coordenadora pro tempore do curso, professora Urania Pereira Sperling.

Perfil profissional

O tecnólogo em Hotelaria deverá ser um profissional com formação voltada à aplicação da tecnologia associada à capacidade especializada de prestação de serviços, atuando como um diferencial no aspecto social, econômico e financeiro. As suas atribuições envolverão os aspectos técnicos, legais e administrativos da hotelaria, incluindo o planejamento, gerenciamento e execução de atividades nessa área.

O profissional deverá estar apto para exercer funções técnicas e de coordenação em serviços de meios de hospedagem, alimentos e bebidas e eventos. Os alunos devem aprender a planejar, gerir e executar atividades em serviços administrativos, de alimentos e bebidas, de meios de hospedagem, eventos e lazer, considerando técnicas de atendimento e procedimentos específicos, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, com entendimento dos diversos setores da hospitalidade e ampla visão de suas funções operacionais. Devem, ainda, saber coordenar equipes dos setores da hotelaria, mobilizando conhecimentos sobre o processo de trabalho da área, o relacionamento entre os departamentos/setores; ter habilidades de comunicação, de liderança e de trabalho em equipe; promover a comercialização dos produtos e serviços da hotelaria, para a captação de clientes de diversos segmentos, atendendo à legislação e normas pertinentes, bem como aos padrões de qualidade.

De forma mais específica o profissional deverá: tomar decisões; adotar a interdisciplinaridade, a contextualização e a flexibilidade; ter postura ética; ter capacidade de análise; ter senso de responsabilidade e justiça; ter capacidade de usar recursos de tecnologia da informação; ter foco na qualidade, resultados e sustentabilidade da atividade; ter capacidade de reunir e gerir grupos de trabalho; e construir e desenvolver empresas voltadas à área de hotelaria.

Áreas de atuação

O Técnico em Hotelaria é o profissional capaz de executar, controlar e avaliar o processo de produção dos serviços de Alimentos e Bebidas (cozinha, restaurante, room service e bar) e de hospedagem (front office e governança). Os serviços de hospedagem são prestados em hotéis – urbanos, históricos, de lazer, fazenda etc, e outros meios, como resorts, motéis, spas, pousadas, albergues colônias de férias, flats, condomínios residenciais e de lazer, instituições esportivas, escolares, militares, de saúde (hospitais, clínicas e casas de repouso), acampamentos, navios, coletividades e abrigos para grupos especiais.

Os serviços de alimentação são prestados em restaurantes e bares de hotéis ou independentes, e outros meios, tais como cozinhas industriais, deliveries, fast foods, shoppings centers, casas noturnas, buffets, casas e salões de festas, clubes, e eventos que envolvam serviços especiais de alimentos e bebidas.

Estrutura curricular

A formação acadêmica do Tecnólogo em Hotelaria da UFPel será realizada em cinco semestres, com carga horária de 2.096 horas de atividades curriculares. Estão previstas nas disciplinas atividades práticas e/ou visitas técnicas, que propiciem uma aproximação do corpo discente com sua futura atuação profissional.

Ao final do último semestre, o aluno, tendo concluído todas as atividades requisitadas pelo curso, receberá o diploma de Tecnólogo em Hotelaria, diploma este de nível superior, que habilita o egresso a continuar seus estudos em programas de pós-graduação.

Local

As aulas serão realizadas no prédio do Grande Hotel, futuro Hotel-Escola da UFPel, localizado na praça Coronel Pedro Osório, 51, em Pelotas. As instalações estarão sendo preparadas para que em março de 2012 o Curso de Hotelaria inicie lá suas atividades, enquanto as demais partes do prédio serão submetidas às adaptações e reformas para a instalação do Hotel- Escola.

O contato para informações inicialmente se dará através do e-mail hotelaria.ufpel@gmail.com.