Governador em exercício visita UFPel e conhece projetos na área da Saúde

6 de Janeiro de 2012

img_4793.jpg O governador em exercício do Rio Grande do Sul, vice-governador Beto Grill, e o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, visitaram na tarde desta sexta-feira(6) o Centro de Pesquisa em Saúde Doutor Amílcar Gigante da UFPel. Eles foram conduzidos pelo reitor Cesar Borges, que mostrou as instalações e o funcionamento do Centro e relatou projetos na área da Saúde desenvolvidos na Universidade.

Grill e Simoni conheceram o setor de Hemodiálise, que recebe 75 pacientes por dia, oriundos de toda a Zona Sul do Estado, e o Centro de Pesquisas Epidemiológicas, de referência internacional em sua área.

No setor de Hemodiálise, conheceram instalações, equipamentos e dados sobre o trabalho desenvolvido no local e tiveram a oportunidade de conversar com pacientes em tratamento.

As diversas faces do trabalho de ponta e excelência desenvolvido no Centro de Pesquisas Epidemiológicas e seu Programa de Pós-Graduação, nota 7 na avaliação da Capes, constituíram a outra parte da visita das autoridades estaduais ao Centro Amílcar Gigante. O governador em exercício e o secretário da Saúde, guiados pelo professora Ana Menezes, da coordenação do Programa de Pós em Epidemiologia, conheceram toda a moderna estrutura disponível para a execução dos estudos, como os de análise das coortes.

Grill, ao encerrar a visita, observou que a pesquisa na área da Saúde realizada na UFPel é fundamental e que este trabalho é muito importante para o desenvolvimento de toda a região. O reitor avaliou que é muito importante que o vice-governador conheça as atividades da Universidade no setor.

Borges conversou com Grill e Simoni sobre projetos a serem levados ao Ministério da Saúde, de complementação da área do Centro de Pesquisa, relacionados a estudos sobre equipamentos médicos, células-tronco e câncer e ao desenvolvimento de um grande programa sobre genoma humano, para a produção de medicamentos específicos para cada pessoa. Os projetos devem ser apresentados pela UFPel ao Ministério da Saúde até abril.

Na foto, a professora Ana Menezes entrega material sobre o Centro de Pesquisas Epidemiológicas para Grill.