Professor da UFPel vai à Antártida

5 de Janeiro de 2012

O professor Claudio Martin Pereira de Pereira, docente do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), prepara-se para embarcar na expedição de pesquisadores com destino a Antártida.

Durante os 33 dias, pesquisadores de várias instituições e diversas áreas irão realizar estudos relacionados a condições climáticas, fauna e flora locais, entre outras. Em especial, o professor Claudio Pereira, juntamente com o grupo do professor Pio Colepicolo (USP), estudará as algas existentes no continente Antártico, dando continuidade a projetos dos dois grupos de pesquisa da UFPel e USP.

Ainda participa do projeto na Antártida a professora Márcia F. Mesko, também do CCQFA e UFPel, com viagem agendada para 2013. Na opinião do professor Pereira, “os resultados obtidos nessa expedição terão uma enorme importância no ponto de vista da ciência e inovação na área de pesquisa de novos fármacos. Será uma oportunidade de alavancar estudos na área de Bioprospecção de Algas, possibilitando a pesquisa de novas substâncias bioativas que são extraídas das algas e também de novos biomateriais”.

O professor é orientador efetivo em dois Programas de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção e Ciências dos Materiais e também colabora no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Industrial, todos, programas da UFPel. Alunos e colegas do professor Claudio Pereira poderão acompanhar a viagem pelo site do Laboratório de Heterociclos Bioativos e Bioprospecção – LAHBBio (http://wp.ufpel.edu.br/lahbbio/).