Restaurante-Escola registra crescimento

8 de Dezembro de 2011

ru.JPG O Restaurante-Escola (RE) da Universidade Federal de Pelotas está crescendo de acordo com o desenvolvimento da Instituição nos últimos anos. Este ano, o RE teve duas grandes aquisições. Em abril, um novo espaço para servir os acadêmicos foi aberto e, no último mês, foi adquirido mais um carro para a distribuição dos alimentos.

Para a coordenadora do RE, Moema Zambiazi, 2011 foi um ano muito bom. “Apesar de alguns problemas, como a produção limitada, este ano conseguimos resolver algumas dificuldades que surgiram em 2005 e chegamos ao fim de 2011 com equilíbrio financeiro”, comentou. Ela diz que em relação ao atendimento, os problemas de lotação foram resolvidos com o novo Restaurante aberto em abril, na rua 15 de Novembro, 510.

Hoje, a Universidade conta com três RE’s, dois localizados no centro da Pelotas e um no Campus Capão do Leão. A produção dos alimentos é feita no Restaurante do Campus e estes são levados para os outros RE’s. Somente alimentos como saladas, frituras e as guarnições não são transportados. Isso se dá devido ao fato de que as cozinhas nos dois Restaurantes de Pelotas não possuem espaço físico e equipamentos suficientes para atender à demanda solicitada.

Para resolver este problema, se torna necessário uma ampliação da cozinha do Restaurante do Campus Capão do Leão, já que não há essa possibilidade nos outros RE’s. “Como é viável aumentar a cozinha no Campus, acredito que essa seria a saída para suprir os problemas de estrutura encontrados no centro de Pelotas”, contou Moema. Para ela, a produção hoje é pequena.

São servidas 3,8 mil refeições por dia nos Restaurantes. Em período de recesso este número diminui. A escolha dos cardápios é feita da seguinte forma, existem oito cardápios pré-formados e é feita uma rotatividade entre eles. No RE eles não atendem aos pedidos de estudantes, mas as nutricionistas orientam acadêmicos com algum tipo de rejeição a algum alimento, como intolerância a lactose.