Programa de Internação Domiciliar contará com mais três equipes

8 de Dezembro de 2011

Através de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a UFPel, Pelotas será a primeira cidade do Estado a ser contemplada com equipes de internação domiciliar do programa Melhor em Casa, do governo federal. O programa, lançado em novembro pela presidente Dilma Rousseff, objetiva ampliar o atendimento domiciliar do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde vai investir R$ 1 bilhão para custear a implantação e manutenção dos serviços, que destinam-se ao atendimento de pessoas idosas, pacientes com necessidade de reabilitação motora, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, que terão assistência multiprofissional gratuita, sem precisar ficar distantes dos cuidados familiares.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a meta do governo federal é que, até 2014, o programa tenha mil equipes de atenção domiciliar e 400 de apoio atuando em todo o país. A execução do atendimento domiciliar pelo SUS será executada em parceria com estados e municípios.

Pidi

O Programa de Internação Dominiciliar Interdisciplinar (Pidi), desenvolvido há seis anos pelo Hospital Escola da UFPel, conta desde agosto com uma segunda equipe, custeada pela Secretaria da Saúde. Ambas as equipes são exclusivas para pacientes oncológicos. As três novas equipes não se restringirão a casos de câncer e atenderão a todos os diagnósticos.

Com os recursos federais, serão implantadas três Equipes Multidisciplinares de Atendimento Domiciliar (Emad) – a indicação é de uma equipe para cada 100 mil habitantes –, compostas de dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos em enfermagem e um assistente social, e também uma Equipe Multidisciplinar de Apoio (Emap), que contará com um psicólogo, um fisioterapeuta e um terapeuta ocupacional.

“O programa, destinado a pacientes adultos e crianças, contempla casos de recuperação pós-traumáticas e sequelas neurológicas (isquemia cerebral, insuficiência cardíaca), infecções em geral, e doenças agudas em crianças, que podem ser atendidos em domicílio por equipes especializadas”, explica a médica do Hospital-Escola da UFPel, Julieta Maria Carriconde Fripp, coordenadora do bem sucedido Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (Pidi).

Já aprovado pelo Ministério da Saúde, a operacionalização do sistema encontra-se em fase de tramitação, mas a expectativa é de que os atendimentos iniciem em janeiro.