Câmara aprova doação do prédio do Grande Hotel à UFPel

8 de Dezembro de 2011

grande_hotel.jpg img_3242.jpg Atendendo a solicitação do reitor Cesar Borges, o Legislativo Municipal antecipou a votação do projeto de lei que transfere ao patrimônio da UFPel o prédio do Grande Hotel, viabilizando o projeto de instalação de um hotel-escola no local. A aprovação unânime da proposta, nesta quarta-feira(7), amparada por comissões técnicas e confirmada em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores, permitirá que o Ministério do Turismo oficialize o processo de liberação de verba de cerca de R$ 10 milhões destinada à implementação do Hotel Escola da UFPel.

Segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Rogério Knuth, parte da restauração do prédio foi feita com recursos do Programa Monumenta. A parte externa encontra-se concluída, mas o interior do imóvel necessita de muitas intervenções. A complementação da obra civil está orçada em cerca de R$ 2,7 milhões, enquanto na restauração deverão ser investidos em torno de 1,5 milhão. O total, que envolve ainda instalações elétricas, hidrossanitária, de gás, subestação e gerador, equipamentos para tratamento de resíduos e efluentes, móveis e equipamentos, é de cerca de 9,5 milhões.

A professora da UFPel Urânia Pereira Sperling destaca que o hotel-escola terá como foco a formação de pessoal, beneficiando não apenas o novo curso de Tecnólogo em Hotelaria, que será sediado no local, mas também outros cursos como Administração, Gastronomia e Turismo.

Além disso, a Universidade pretende oferecer, através de projetos de extensão, cursos de qualificação para diversos postos de serviço, como governança, camareira, garçom, maitre, barman, recepcionista de eventos, recepcionista de hotel, técnicas higiênicas e sanitárias na manipulação dos alimentos, dentre outros.

A entrega oficial do projeto do Hotel Escola da UFPel foi feita pelo deputado federal Fernando Marroni (PT), em recente reunião com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, em Brasília.

Segundo Marroni, o ministro entende que a proposta é muito interessante tanto para a Universidade como para a cidade, pois qualificará a mão de obra do setor hoteleiro, que se apresenta como uma das grandes alternativas de desenvolvimento da região.

Anteriormente, o projeto há havia sido apresentado pelo reitor Cesar Borges e pelo deputado a integrantes do corpo técnico do Ministério.