Marcovaldo é atração do Curtas Gaúchos – Exibição Especial da RBS TV

7 de Dezembro de 2011

dscn39271.JPG Acordar depois do meio-dia com almoço pronto e a tarde para passear ou pescar. Parece uma boa vida. Mas nem tudo é o que aparenta na vida daquele operário. “Marcovaldo” é o programa deste sábado(10) em Curtas Gaúchos – Exibição Especial, na RBS TV, logo após o Jornal do Almoço.

Essa ficção mostra a vida de um trabalhador comum e foi totalmente gravada em Pelotas (RS), pela produtora Moviola Filmes, envolvendo atores, técnicos e equipe de produção local. O roteiro, escrito por Cíntia Langie e Rafael Andreazza, foi livremente inspirado no livro “Marcovaldo ou as Estações na Cidade”, do escritor italiano Italo Calvino.

Entretanto, “Marcovaldo” é um curta bem brasileiro que leva o espectador a acompanhar as 24 horas da vida de um cidadão anônimo. A história faz uma reflexão de diversas questões sociais, da relação do homem com a natureza e brinca com o julgamento apressado do espectador, com ironia e sensibilidade.

É uma história crítica e poética que recebeu diversos prêmios, com destaque para o de Melhor Curta pelo Júri Popular em Marselha (França), Oberá (Argentina) e Parauapebas (Pará, Brasil). O filme foi produzido de forma independente, sem patrocínio, e foi realizado como um projeto de extensão do Curso de Cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Com Alexandre Mattos e Renata Pinhatti. Direção de Cíntia Langie e Rafael Andreazza. Fotografia de Alberto Alda, arte de Bianca Dornelles e Iná Grabin; produção de Simone Langie; som direto de Lauro Maia e Davi Mesquita; imagens de Felipe Campal e trilha original de Eduardo Varela, Davi Mesquita, Zé Menna e Tato Ribeiro. Produção Moviola Filmes.