Assinado convênio que viabilizará Centro de Especialidades Odontológicas

7 de Dezembro de 2011

img_3339.jpg Convênio assinado nesta quarta-feira(7) entre a UFPel e a Prefeitura de Pelotas, através da Secretaria de Saúde, viabiliza a prestação de serviços ambulatoriais da Faculdade de Odontologia à população. O acordo prevê ainda a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que poderá ser efetivado assim que a Secretaria Estadual de Saúde conceder a habilitação e o Ministério da Saúde liberar os recursos. A solenidade de assinatura do convênio ocorreu às 15h, no gabinete da Reitoria. Os serviços ambulatoriais já estão disponibilizados.

Na solenidade, o reitor Cesar Borges agradeceu à Prefeitura pelas parcerias firmadas e destacou que o CEO é só o começo de um projeto para todos os municípios da Zona Sul. Na oportunidade, o reitor convidou a todos os presentes para o ato de começo das obras do Hospital-Escola da UFPel, na segunda-feira, às 15h, junto ao Ambulatório da Faculdade de Medicina. O primeiro bloco será destinado à Oncologia.

A diretora da Faculdade de Odontologia, Márcia Bueno, caracterizando o momento como especial, lembrou que o projeto do Centro de Especialidades é um sonho antigo da Unidade que agora se torna institucional. Agradeceu a todas as autoridades envolvidas na aprovação do trabalho.

Para o prefeito Fetter Júnior, esta é mais uma atividade das inúmeras desenvolvidas em conjunto pelo Executivo e UFPel, com o contorno especial de atender à população mais carente. Ressaltou a qualificação dos acadêmicos da centenária Faculdade de Odontologia e as parcerias já existentes com a Universidade, como do Pronto Socorro e do Parque Tecnológico.

Os benefícios para a cidade do trabalho conjunto entre a UFPel e a Secretaria Municipal da Saúde, na área odontológica, foram registrados pelo presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Leite.

Centro

O projeto do CEO tipo I, formatado pela Procuradoria-Geral do Município, foi apresentado a partir de junho aos profissionais das entidades envolvidas em sua implantação e teve a aprovação do Conselho Municipal de Saúde. O CEO será destinado ao atendimento de pacientes residentes em Pelotas, inicialmente referendados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Balsa, Bom Jesus, Dunas, Leocádia, PAM-Fragata, Sítio Floresta e Vila Municipal – locais que serão campo de estágio para os acadêmicos – e deverá funcionar nas dependências da Faculdade de Odontologia, com três consultórios odontológicos completos (cadeira, unidade auxiliar, equipo e refletor), aparelho de raios X dentário, compressor e instrumentais compatíveis com os serviços, centro de esterilização, amalgamador, fotopolimerizadores, canetas de alta e baixa rotação, recepção e sala de espera.

Serão assegurados os protocolos de biossegurança e de conduta clínica para cada especialidade no desenvolvimento do projeto e nas ações de assistência.

O Centro receberá o nome de CEO Jequitibá – escolhido para homenagear o centenário da Faculdade de Odontologia da UFPel, completado em 23 de setembro último, uma vez que o jequitibá simboliza as bodas de cem anos.

O CEO prevê atendimentos clínico-cirúrgicos de Odontologia nas áreas de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal; periodontia; cirurgia oral menor nos tecidos moles e duros; endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais. Deverá ser encaminhado à Faculdade, de forma programada e previamente estabelecida, um número diário de pacientes para cada especialidade, conforme disponibilidade de vagas. Todo atendimento odontológico será realizado mediante agendamento prévio do paciente junto à secretaria do CEO.