Epidemiologia/UFPel recebe prêmio da Capes de melhores teses do País

6 de Dezembro de 2011

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi selecionado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para receber o Prêmio Capes de Teses 2010.

A tese premiada “Efeito de condições sócio-demográficas e do crescimento precoce sobre a obesidade abdominal em adultos jovens: Resultados da Coorte de 1982” foi defendida no ano de 2009, pelo médico David Alejandro González Chica, sob orientação do professor Cesar Victora.

A Capes selecionou os 45 melhores trabalhos de conclusão de curso de doutorado, das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela instituição, apresentados no Brasil em 2009. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 15 de dezembro na sede da Capes, em Brasília. Durante a cerimônia, serão indicados três trabalhos, dentre os selecionados, para receber o Grande Prêmio Capes.

Segundo a Coordenadora do PPGE/UFPel, professora Denise Petrucci Gigante, o prêmio é o reconhecimento pelo esforço da instituição em manter a qualidade do ensino e da pesquisa no Programa. “Parabenizo autor e orientador e ressalto este resultado como motivo de muito orgulho para o PPGE”, declara.

O trabalho de pesquisa de David González foi realizado a partir dos dados da Coorte de 1982 – estudo do Centro de Pesquisas Epidemiológicas que acompanha todas as pessoas nascidas na cidade nesse ano. Os resultados da pesquisa revelam altos índices de obesidade abdominal na população de Pelotas: a cada dez pessoas, uma sofre do problema. Além disso, foram observadas diferenças na distribuição da doença quanto à combinação gênero e classe social. Os homens mais ricos e as mulheres mais pobres são os mais atingidos.

A investigação revelou, ainda, que o ganho de peso na infância tem influência no desenvolvimento da obesidade do adulto. Ganhar muito peso depois do segundo ano de vida e na adolescência mostrou-se prejudicial para a saúde, pois aumenta os níveis de obesidade abdominal no futuro. Por outro lado, o ganho de peso nos dois primeiros anos de vida pode ser benéfico, pois estimula a formação de massa muscular, conhecido fator de proteção para doenças cardiovasculares. A obesidade em adultos, portanto, poderia ser reduzida evitando que crianças de quatro anos ou mais ganhassem peso rapidamente.

O autor da tese premiada da UFPel, David González, é de nacionalidade equatoriana e participou do curso de doutorado da Epidemiologia/UFPel por meio do financiamento da Fundação The Wellcome Trust, que disponibiliza bolsas para estudantes latino-americanos estrangeiros interessados em pesquisas do ciclo vital. Atualmente, o egresso do PPGE é professor do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC), onde desenvolve suas pesquisas sobre os determinantes da obesidade e da composição corporal.

Premiações

As teses vencedoras serão beneficiadas com certificado ao orientador, aos co-orientadores e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, no valor de R$ 3 mil; e bolsa de até três anos para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional para o autor da tese, ou de um ano de estágio pós-doutoral fora do país, em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.