Convênio entre UFPel e Prefeitura viabiliza Centro Odontológico

6 de Dezembro de 2011

Convênio a ser assinado nesta quarta-feira(7) entre a Prefeitura de Pelotas, através da Secretaria Municipal de Saúde, e a UFPel viabiliza à população serviços ambulatoriais da Faculdade de Odontologia. A grande novidade do acordo é o Termo Aditivo para a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que poderá ser efetivada assim que a Secretaria Estadual de Saúde conceder a habilitação e o Ministério da Saúde liberar os recursos.

A solenidade de assinatura do convênio ocorre às 15h, no gabinete da Reitoria. Os serviços ambulatoriais serão disponibilizados imediatamente após a assinatura do convênio.

O projeto do CEO tipo I, formatado pela Procuradoria-Geral do Município, foi apresentado a partir de junho aos profissionais das entidades envolvidas em sua implantação e teve a aprovação do Conselho Municipal de Saúde. O CEO será destinado ao atendimento de pacientes residentes em Pelotas, inicialmente referendados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Balsa, Bom Jesus, Dunas, Leocádia, PAM-Fragata, Sítio Florersta e Vila Municipal – locais que serão campo de estágio para os acadêmicos – e deverá funcionar nas dependências da Faculdade de Odontologia, com três consultórios odontológicos completos (cadeira, unidade auxiliar, equipo e refletor), aparelho de raios X dentário, compressor e instrumentais compatíveis com os serviços, centro de esterilização, amalgamador, fotopolimerizadores, canetas de alta e baixa rotação, recepção e sala de espera.

Serão assegurados os protocolos de biossegurança e de conduta clínica para cada especialidade no desenvolvimento do projeto e nas ações de assistência.

O Centro receberá o nome de CEO Jequitibá – escolhido para homenagear o centenário da Faculdade de Odontologia da UFPel, completado em 23 de setembro último, uma vez que o jequitibá simboliza as bodas de cem anos.

ATENDIMENTOS

O CEO prevê atendimentos clínico-cirúrgicos de Odontologia nas áreas de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal; periodontia; cirurgia oral menor nos tecidos moles e duros; endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais. Deverá ser encaminhado à Faculdade, de forma programada e previamente estabelecida, um número diário de pacientes para cada especialidade, conforme disponibilidade de vagas. Todo atendimento odontológico será realizado mediante agendamento prévio do paciente junto à secretaria do CEO.