Projeto desenvolvido na Biotecnologia da UFPel é finalista do Prêmio Santander

5 de Dezembro de 2011

O Projeto intitulado “Desenvolvimento de bioinseticida utilizando Pichia pastoris para controle biológico de mosquitos”, desenvolvido pela área de Biotecnologia da UFPel, foi finalista no concurso cultural Santander, que visa apoiar e reconhecer a criação e o desenvolvimento de projetos de oportunidade empreendedora, elaborados e finalizados exclusivamente por estudantes do curso de graduação ou de pós-graduação, com perfis e posturas empreendedores.

O produto destina-se a empresas de biotecnologia interessadas em produzir o bioinseticida e posteriormente comercializá-lo para o governo, a fim de controlar as populações de mosquitos do gênero Culex spp. “Já existem disponíveis no mercado inúmeros inseticidas biológicos, porém todos são produzidos a partir do cultivo de bactérias da espécie Bs, sendo que esses produtos apresentam as seguintes desvantagens: sedimentação rápida do complexo esporo/cristal fora da zona de alimentação larval; inativação da toxicidade por luz UV e resistência do mosquito”, explica o orientador da pesquisa, professor Fábio Pereira Leivas Leite.

Além de Fábio Leite, a equipe da UFPel é composta por um líder da Equipe, o aluno de graduação em Ciências Biológicas, Relber Aguiar Gonçales, e pelos colaboradores Ana Paula Stori de Lara – Pós-Graduação em Parasitologia, Luciana Ávila – Pós-Graduação em Parasitologia, Ana Munhoz Vianna – Pós-Graduação em Biotecnologia, Amanda Fernandes Pinheiro – Pós-Graduação em Parasitologia, Régis Sturbelli – Pós-Graduação em Biotecnologia, Rita de Cássia Conceição – Pós-Graduação em Biotecnologia, Mariana da Silva Pinto – Graduação em Biologia, Rômulo Silva de Oliveira – Graduação em Biotecnologia, Lucas Bigolinn Lorenzon – Graduação em Biotecnologia, Paula Ferreira Knabah – Graduação em Biologia, e Diego Moscareli Pinto – Pós- Graduação em Parasitologia.

A cerimônia de premiação ocorrida em São Paulo no dia 21 de novembro contou com a presença de reitores de todo o país, autoridades, empresários e executivos do Banco Santander, além de contar com pocket show da cantora Vanessa Da Mata, que fechou a grande noite de celebração. “É uma grande alegria realizarmos mais uma vez este Oscar da Academia Brasileira. Considero os Prêmios Santander Universidades um reconhecimento muito importante aos universitários e universidades, que têm crescido a cada ano. Considero esta ascensão um reflexo do crescimento acadêmico nas áreas de pesquisa, projetos, inovação e empreendedorismo. São investimentos que perduram por muito tempo, por trazerem benefícios diretamente para a sociedade”, comemora Jamil Hannouche, diretor do Santander Universidades no Brasil. Para apoiar o processo de seleção e análise dos projetos inscritos, a parceria com seis instituições são fundamentais: a Academia Brasileira de Ciências, a Fundação Dom Cabral, a Endeavor, a Babson College, a Unisol e a Editora Abril.

O apoio ao ensino superior é um dos principais focos de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Santander, por meio de convênios com mais de 977 universidades no mundo, sendo 411 instituições de ensino superior conveniadas no Brasil. Desde a criação do Santander Universidades, em 1996, o Banco investiu mais de R$2 bilhões em iniciativas de apoio à educação no mundo. Até 2015, o presidente mundial do Santander, Emílio Botín, anunciou o investimento de 600 milhões de euros na educação superior em todo o mundo.

A iniciativa envolveu a participação de 6.143 estudantes, docentes, pesquisadores-doutores e universidades que participaram das premiações: Ciência e Inovação (698 inscrições), Empreendedorismo (3.990 inscrições), Universidade Solidária (503 inscrições) e Guia do Estudante - Destaques do Ano (952 inscrições). A iniciativa estimula o empreendedorismo, a pesquisa científica, a extensão universitária e a busca pela excelência das universidades, sempre com foco no desenvolvimento sustentável.

Segundo o professor Fabio Leite, o transporte e alimentação foram custeados pelo Banco Santander. “Durante o período em São Paulo pudemos aprimorar nossos conhecimentos com executivos renomados nacional e internacionalmente através de reuniões e discussões a respeito da economia do País. É importante agora pensar no que diz respeito a proteção da propriedade intelectual por meio de pedido de patente, por se tratar de um produto inédito no mercado. Assim sendo, faz-se necessário que a Instituição dê maior atenção a projetos empreendedores e motive os jovens estudantes a participarem de concursos como este, sendo que apenas esse projeto estava representando a Universidade a partir da etapa dos 300 melhores resumo”, observa.

Segundo o professor da UFPel, o projeto apresentou destaque na mídia ficando classificado como segundo lugar no ranking de melhores projetos empreendedores. Também, os projetos finalistas representavam regiões do País - no caso do bioinseticida, representava os estados do RS, PR e SC.

FINALISTAS PRÊMIO SANTANDER DE EMPREENDEDORISMO

BIOTEC E SAÚDE Relber Aguiar Gonçales UFPEL - Orientador Fabio Leivas Leite