Pesquisadores da área de Limnologia Aplicada visitam a Engenharia Hídrica

22 de Novembro de 2011

O curso de Engenharia Hídrica da UFPel teve a grande satisfação de receber dois grandes pesquisadores na área de Limnologia Aplicada – os professores Iola Gonçalves Boechat e Björn Gucker, docentes do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em cuja instituição atuam como orientadores no Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia.

Durante sua permanência, os pesquisadores mineiros proferiram, no dia 17 útlimo, a palestra “Bioindicadores de qualidade de água como ferramenta para estudos de impacto ambiental”. A palestra contou com a participação de acadêmicos de diversas graduações da instituição.

Em conjunto com pesquisadores do curso de Engenharia Hídrica da UFPel e de outras instituições do Brasil, os dois docentes da UFSJ participam do projeto FINEP – CT HIDRO 01/2010, que visa realizar estudos hidrodinâmicos, ecológicos e de monitoramento de qualidade ambiental em sistemas aquáticos estratégicos no país. No caso do grupo da Engenharia Hídrica da UFPel, os estudos abrangem especificamente, na região Sul, a Lagoa Mirim, a Lagoa dos Patos e o Canal São Gonçalo. No momento da visita, foram alinhavadas as atividades conjuntas do projeto e também estabelecidas diversas parcerias de ensino e pesquisa a serem desenvolvidas a partir de 2012.

Iola Gonçalves Boechat possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Ecologia, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais; doutorado em Limnologia pelo Institut für Gewässerökologie und Binnenfischerei, na Alemanha; e dois pós-doutorados, pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Leibniz Institut für Gewässerökologie und Binnenfischerei, na Alemanha. Ela possui artigos em revistas internacionais, atuando com interações tróficas envolvendo protistas aquáticos, mixotrofia, o papel dos ácidos graxos em teias tróficas aquáticas e impactos do uso do solo sobre o funcionamento de ecossistemas aquáticos.

Björn Gucker possui graduação em Biologia pela Philipps-Universität, na Alemanha; doutorado em Ecologia pela Universität Potsdam & Leibniz-Institut für Gewässerökologie, em Berlim; e dois pós-doutorados, pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Leibniz Institut für Gewässerökologie und Binnenfischerei, na Alemanha. Ele é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e possui artigos em revistas internacionais, atuando nas áreas de ecologia de ecossistemas, ecologia aplicada, limnologia, recursos hídricos e ciências ambientais.