Professor Tiago Collares fala sobre Nanobiotecnologia na UFRGS

21 de Novembro de 2011

Nos dias 17 e 18 de novembro, foi realizado na UFRGS o Simpósio Novas Fronteiras da Biologia Celular. O simpósio, apoiado pela Sociedade Brasileira de Biologia Celular, teve por objetivo agregar pesquisadores, pós-graduandos e alunos de graduação de diferentes instituições de pesquisa da região Sul do país e atuantes na área de Biologia Celular.

O Simpósio foi composto de quatro módulos principais: Câncer e células-tronco tumorais, Matriz extracelular e regeneração, Neuroplasticidade, e Novas fronteiras da biologia celular.A palestra proferida pelo professor da UFPel, Tiago Collares, teve como título “Nanobiotecnologia aplicada à transgênese”. Collares abordou as pesquisas desenvolvidas na UFPel junto ao programa de pós-graduação em biotecnologia da instituição. Foram apresentadas as principais publicações e patentes geradas entre 2010 e 2011 geradas pelo grupo de pesquisa em Oncologia Celular e Molecular liderado pelos professores Tiago Collares e Fabiana Seixas. A apresentação foi realizada no módulo novas fronteiras da biologia celular.

Segundo o docente da UFPel, é possível trabalhar em multidisciplinaridade para gerar produtos e processos que possam no futuro ter aplicações na Oncologia Moderna. Agregar médicos, veterinários, biólogos, bioquímicos, biomédicos, farmacêuticos e odontólogos em uma mesma equipe de pesquisa permite navegar em águas profundas do conhecimento onde a fronteira é virtual e desconhecida. “Estamos há três anos trabalhando para fortalecer nossas linhas e a rede de interação entre instituições parceiras, afirma.