ClinEq promove workshop sobre Neonatologia e Pediatria Equina e Curso de Etologia Equina e Doma Natural

21 de Novembro de 2011

evento___11.JPG Mais de 200 pessoas, entre veterinários, alunos de pós graduação e graduação de vários estados brasileiros, do Uruguai e EUA, participaram  do I Workshop Internacional de Neonatologia e Pediatria Equina, ocorrido na UFPel nos dias 3 e 4 de novembro. O evento foi organizado pelo ClinEq, grupo de ensino, pesquisa e extensão em Medicina de Equinos, do Departamento Clínicas Veterinária da Faculdade de Veterinária, programas de pós graduação em veterinária, em biotecnologia e zootecnia.

evento_21.JPG Durante dois dias foi possível discutir os principais temas relacionados à avaliação da gestação da égua, parto, alterações e metabolismo do recém nascido e principais doenças dos potros. Durantes as discussões foram delineados experimentos no intuito de responder aos principais anseios dos profissionais da área. Pesquisadores da UFPel, UFSM, USP, Unipampa, Urcamp e Ohio State University e veterinários de haras discutiram casos clínicos relacionados à rotina, possibilidades de tratamento e profilaxia, assim como perspectivas de interação técnico científica.

Curso de Etologia Equina e Doma Natural

evento_11.JPG Nos dias 9, 10 e 11 de novembro, foi realizado o Curso de Etologia Equina e Doma Natural,  Participaram 30 alunos de graduação e pós graduação, observando o método de Lucy Rees da Espanha, renomada etóloga, com especialização em neuro anatomia e fisiologia.

O método natural é uma marca de Lucy, que aborda o cavalo de forma única, como ele responde aos estímulos, agressões, pressões e seu método de interagir com o homem. Ela é autora de vários livros entre eles: La mente del caballo, Tratar com caballo e La magia de susurrar a los caballos.