Alunos da Madeireira visitam empresas

21 de Novembro de 2011

madeira.JPG No último dia 18 de novembro, os alunos da disciplina Painéis de Madeira, acompanhados pela professora Érika Ferreira, visitaram as empresas MASISA e FIBRAPLAC, líderes na produção de painéis MDP (Medium Density Particleboard) e MDF (Medium Density Fiberboard), empregados na indústria moveleira.

A planta de Montenegro da Masisa (inaugurada em março de 2009) é produtora de painéis MDP, além de possuir uma linha para revestimento de painéis com diferentes padrões de comercialização. A empresa conta atualmente com 12 fábricas na Argentina, Brasil, Chile, Venezuela e México, sendo todas certificadas pela ISO 9.001, ISO 14.001 e OHSAS 18.001. Além disso, todos os painéis Masisa possuem a certificação européia E-1, que garante a baixa emissão de formaldeído em seus produtos.

A Fibraplac possui uma das mais modernas fábricas de MDF do país e a única no Rio Grande do Sul. Localizada no município de Glorinha, conta com uma produção de 600 mil m³ de MDF e 800 mil m³ de MDP ao ano, oferecendo máxima tecnologia em painéis. A Fibraplac nasceu em 2000, quando o Grupo Isdra viu no Brasil um grande potencial para o fornecimento de produtos de origem florestal. Em 2003 iniciaram-se os testes de produção de MDF e, no início de 2004, esses painéis já estavam sendo comercializados. Em 2006, a Fibraplac duplicou sua linha de produtos e, dois anos mais tarde, a linha de revestimentos também se multiplicava.