Professora da FAT realiza palestras em eventos nacionais de turismo e meio ambiente

18 de Novembro de 2011

figura_21.JPG A professora Laura Rudzewicz, da Faculdade de Administração e Turismo (FAT) participou como palestrante no 4º Congresso Brasileiro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CBRPPN), ocorrido em Porto Alegre/RS, de 26 a 29 de outubro, e no 8º Congresso Nacional de Ecoturismo (CONECOTUR), realizado em São Paulo/SP, de 8 a 10 de novembro.

figura_11.JPG A exposição da professora nos dois eventos nacionais versou sobre o Ecoturismo nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) brasileiras, o qual foi tema da sua dissertação de Mestrado em Turismo, na Universidade de Caxias do Sul. As formas de parceria público-privada nas Unidades de Conservação brasileiras e a inclusão do ecoturismo como atividade capaz de aliar conservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais foram assuntos bastante recorrentes em ambos os eventos.

figura_31.JPG Laura ministrou curso sobre o planejamento e a infraestrutura do ecoturismo nas RPPNs e apresentou o trabalho intitulado “Potencialidades do Ecoturismo no litoral médio e sul do Rio Grande do Sul”, demonstrando resultados da pesquisa realizada durante o Projeto Lagoas Costeiras I, patrocinada pelo Programa Petrobras Ambiental entre 2007-2009, cuja segunda edição já se encontra em andamento em outros três municípios do litoral médio do estado, tendo a UFPel como parceira institucional.

figura_41.JPG Os eventos oportunizaram importante troca de experiências e conhecimentos sobre o ecoturismo e sua inserção nas reservas privadas brasileiras, trazendo aprimoramento acadêmico à Unidade e possibilidades de cooperação ao Curso de Turismo da UFPel no que se refere à pesquisa, ensino e extensão sobre o Ecoturismo no Brasil.