Iphan documenta a restauração do Casarão 8

18 de Novembro de 2011

10.JPG O Iphan/Monumenta/UNESCO realiza, desde setembro de 2011, o registro fotográfico e textual da obra de restauração do Casarão 8. O projeto, que tem somente quatro meses de duração, está sendo desenvolvido pela arquiteta Ana Luisa Furquim Bezerra, selecionada entre outros candidatos, pelo Edital federal N° 010/2011.

Entre os motivos que levaram a Superintendência do Iphan no Rio Grande do Sul a tomar a iniciativa para realização deste registro está, além da riqueza das técnicas decorativas empregadas na construção do Casarão8, a qualidade na execução dos serviços de restauração. O corpo técnico envolvido na obra foi qualificado em 2007-2008, em um curso sob a forma de canteiro-escola realizado na cidade, pelo Instituto Ítalo-Latino Americano (IILA), em colaboração com o Iphan e em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense de Pelotas (IFSUL). Desde então a equipe vem atuando na cidade e arredores, executando trabalhos de notável qualidade, como na vizinha Casa 6 e no Teatro Esperança, em Jaguarão, entre outras obras de propriedade privada.

Segundo a arquiteta, o principal objetivo deste trabalho é que o “saber fazer” dos artífices – os procedimentos, as técnicas e materiais de restauração empregados – constitua registro para as próximas gerações. Ainda, o fato dos registros serem realizados diariamente, a campo, proporciona o envolvimento dos próprios artífices e demais funcionários da obra com o registro, o que facilita e enriquece o trabalho.

Dentre os produtos finais a serem entregues para o Iphan estão previstos quatro relatórios, contendo fotos dos processos de restauração acompanhadas pela descrição dos serviços, porém algumas informações estão sendo acrescentadas ao texto com o intuito de introduzir o leitor ao contexto do Casarão 8. Entre elas está um glossário com a terminologia das técnicas e materiais utilizados na obra, assim como dos elementos decorativos das fachadas.

BLOG

A UFPel também está valorizando a obra de restauração que está sendo realizada no Casarão 8 através do blog casaraooito.wordpress.com que divulgará informações sobra a história, pessoas envolvidas no trabalho, curiosidades e fotos.

O trabalho está sendo desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFPel, departamento técnico da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento e pela arquiteta Ana Luisa Bezerra unindo informações técnicas da UFPel, pesquisa de dados históricos e o trabalho de documentação da obra.

Para a arquiteta, o trabalho tende a ser o início de projetos que contemplem a produção de mídias – como é o caso do blog – pelas quais a sociedade pelotense possa acessar os serviços que estão sendo realizados na restauração do Casarão 8, assim como informações sobre a sua história, ao mesmo tempo em que se apoderam deste valioso patrimônio.