III Seminário da Consciência Negra prossegue nesta quinta(17)

17 de Novembro de 2011

Teve início nesta quarta-feira(16), no Clube Cultural Fica Ahi Pra Ir Dizendo, o III Seminário da Consciência Negra de Pelotas. As atividades tiveram início com a apresentação do grupo Trem do Sul, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Navegantes, premiado nacionalmente e que com muito entusiasmo mostrou toda sua competência.

Na sequência, a professora Rosselane Alves de Souza emocionou a todos com suas palavras firmes, coerentes e que contaram um pouco sobre a vida do homenageado, Jorge Alvacir Borges de Souza. Experiências de vida foram compartilhadas com o público presente, que se emocionou em muitos momentos, ao introjetar as palavras por ela proferidas.

De sua parte, Rubinei Machado e os professores Maria Helena, Daniel Nobre e João Nelci Brandalise declararam a satisfação por estar participando daquele momento de homenagem a uma personalidade negra de grande importância nos rumos da vida dos cidadãos pelotenses, sobre suas relações com o homenageado e sobre a importância da discussão a respeito da realidade dos irmãos negros quilombolas, bem como da abordagem do tema empreendedorismo para que, de forma consciente, seja possível montar um bom negócio.

Pessoas pertencentes à comunidade em geral,  universitários, brancos e negros tiveram a oportunidade de aprender e discutir sobre os temas Quilombolas e Empreendedorismo, sob a maestria da professora Cláudia Ramirez Ferreira e de Luis Fernando Parada, representante do SESC-Pelotas.

Empolgados e sem se preocupar com o adiantado da hora (eram 23 horas), os palestrantes e participantes continuavam a discutir, sob o fino trato e carinho proporcionado pela diretoria do Clube Cultural fica Ahi pra Ir Dizendo e membros do Grupo Design, Escola e Arte; além dos recursos tecnológicos disponibilizados pelo Núcleo de Eventos da UFPel e dos quitutes proporcionados pelos patrocinadores e pelo Clube.

PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA (17)

Hoje, sob a moderação da acadêmica de direito Direito Winnie Bueno, os temas serão: Estatuto da Igualdade Racial, Segurança, Saúde e Religiosidade. Palestrantes convidados: Prof. Dr. Paulino Cardoso – Pró-reitor de Extensão da UDESC – Florianópolis, Profª e acad. de Direito Ivete Oliveira da Silva (Instituto de Educ. Assis Brasil - Pelotas-RS), Sd. João Domingues, Dra. Ana Stephan, Srª Nara Loro e Pai Jairo de Jesus (Porto Alegre-RS).

No momento cultural haverá a apresentação do grupo Afropel, numa performance Afrobrasileira e um Desfile de moda com roupas africanas sobre a supervisão da Coordenadora do Curso de Moda da UCPel, responsável pelo projeto que deu origem a criação das roupas que serão apresentadas.

Mais informações no Blog: http://seconep.blogspot.com