Professora participa de encontro do projeto Alfa Gaviota, na Espanha

16 de Novembro de 2011

pamplona.JPG A professora Adriane Borda está participando, na Universidade Pública de Navarra, Pamplona, Espanha, de encontro do Projeto ALFA Gaviota (Grupos Académicos para la VIsualización Orientada por Tecnologías Apropiadas). O projeto é uma atividade européia coordenada por aquela Universidade e financiada pelo programa ALFA, que busca a cooperação entre Instituições de Ensino Superior da União Europeia e a América Latina - cuja finalidade é o desenvolvimento e aplicações de realidade virtual, realidade aumentada e interações avançadas.

O projeto envolve pesquisadores de 12 universidades - oito da América Latina e quatro europeias. Na Universidade Federal de Pelotas o Projeto Alfa Gaviota é representado por pesquisadores do grupo estudos GEGRADI - Grupo de Estudos em Ensino/Aprendizagem de Grafica Digital - coordenado pela professora Prof.ª Adriane Borda, onde participam deste projeto a Prof.ª Neusa Felix, Prof. Felipe Heidrich, Prof. Luciano Vasconcelos. E ainda, compondo o núcleo de design, modelagem e programação: Vanessa Cardoso, Felipe Perrone, Hector Medina Gomes, Thales Serra Negra. O projeto Alfa Gaviota conta também com a parceria de outros projetos dois desenvolvidos pelo GEGRADI: o Modela UFPel e o Sociotic.

A realidade virtual é uma tecnologia usada em computadores e outros dispositivos para reproduzir elementos, cenários e situações do mundo físico. A sua aplicação foi inicialmente focada na área de jogos e, atualmente, além dos jogos, vem sendo aplicada em treinamentos, simulações, ensino/aprendizagem, redes sociais da internet, etc. Já a realidade aumentada (RA), busca acrescentar dados e informações virtuais a elementos do mundo físico. As principais aplicações desta técnica estão ocorrendo em museus, escolas, parques de diversões, jogos, campanhas publicitárias, simulações, representação de construções arquitetônicas, sinalização, entre outras. No campo das interações avanças podemos enquadrar as interfaces naturais que consistem na possibilidade de interação do usuário com um determinado software, elemento virtual, etc sem a manipulação de qualquer tipo de dispositivo ou hardware, interagindo apenas por gestos e/ou comandos de voz.

Este projeto, que tem duração de três anos, cada universidade, em cooperação com outros parceiros da rede, está empenhada em desenvolver aplicações específicas nas áreas descritas anteriormente. Para este ano e início do próximo ano está previsto o desenvolvimento de laboratórios de baixo custo, possibilitando a formação de professores e geração de material didático através do desenvolvimento de publicações. O projeto Alfa Gaviota também visa contribuir para o conhecimento gerado pelo desenvolvimento local e sustentável dos grupos desfavorecidos na sociedade civil.

Universidades participantes:
1. Universidade Pública de Navarra (Espanha)
2. Universidade de Zaragoza (Espanha)
3. Universidade de Ciências Aplicadas de Würzburg (Alemanha)
4. Instituto Politécnico de Porto (Portugal)
5. Universidade de Belgrano (Argentina)
6. Universidade Nacional de San Luis (Argentina)
7. Universidade Privada de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia)
8. Universidade Federal de Pelotas (Brasil)
9. Universidade del Valle del Rio dos Sinos (Brasil)
10. Universidade del Bío Bío (Chile)
11. Universidade Tecnológica de Honduras (Honduras)