O Núcleo de Estudos Fronteiriços do Centro de Integração do Mercosul/UFPel na fronteira Santana do Livramento-Rivera será sede, no próximo dia 22 de novembro, do encontro entre a Assessoria Superior do Governador do Estado do Rio Grande do Sul/Coordenadoria de Relações Internacionais, professores e técnicos da Universidade Federal de Pelotas, representantes do Programa de Desenvolvimento Local – ART do Uruguay e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.
A agenda de trabalho prevê a apresentação das principais ações e projetos das instituições, voltados para o desenvolvimento e a integração fronteiriça, em especial a fronteira Brasil-Uruguai, com vistas a elaboração de projetos futuros entre as instituições. Na oportunidade a UFPel estará representada pelo reitor, professor Antonio Cesar Borges, além dos professores Erico Kunde Correa e Maurício Pinto da Silva, coordenador do Núcleo de Estudos Fronteiriços.
O governo do Estado do Rio Grande do Sul será representado pelo assessor superior do governador para a agenda de cooperação e relações internacionais, Tarson Núñez. O Programa de Desenvolvimento Local – ART e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, no Uruguai, será prepresentado por Juan de Dios Garcia Serrano.
Também participam dos trabalhos técnicos das Intendências de Cerro Largo e Artigas, representantes da Agência de Desenvolvimento de Rivera e Cerro Largo, professores da Universidad de La República-UDELAR e do Fondo Andaluz de Municipios para la Solidaridad Internacional (FAMSI).