Série Intérpretes em Foco, do Conservatório, apresenta recital de Germano Meyer

9 de Novembro de 2011

interpretes-em-foco.JPG O Programa de Difusão Musical do Conservatório de Música da UFPel apresenta: 2º Concerto da Série “Intérpretes em Foco” . Nesta quinta-feira(10) às 19h30min, no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música  (rua Félix da Cunha,  651). Pianista: Germano Mayer. Brasil e Alemanha em Gêneros Consagrados.

O pianista pelotense sobe ao palco do Auditorium Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel pela primeira vez depois de efetivado como professor da universidade. Mayer vem apresentando o trabalho “Brasil e Alemanha em Gêneros Consagrados” em Estados brasileiros como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Finalmente apresentará este trabalho solo para a apreciação do público pelotense. O recital acontece dia 10/11 às 19h30min no Conservatório de Música da UFPel (R. Félix da Cunha, 651).

Mayer saiu cedo de Pelotas tendo realizado grande parte de seus estudos musicais em Porto Alegre. Graduado e Mestre em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, teve seu primeiro vínculo à UFPel como professor substituto. Após este período, trabalhou em Curitiba na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e, posteriormente, se tornou pianista instrutor da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (em Joinville, SC) onde teve contato intenso com o universo do Ballet. Depois de seu retorno como membro permanente do quadro docente do Conservatório de Música, já foi convidado a participar de eventos como o 2º Encontro de Musicologia e Performance da UFSM e do 1º Congresso de Música Latino-Americana em Buenos Aires.

Em sua carreira esteve a frente de orquestras como a Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e da Sociedade de Música e Orquestra de Câmara (SóMusica), onde foi, em ambos os casos, tanto membro do quadro de músicos integrantes de cada conjunto como solista em concertos para piano e orquestra de J. Haydn e R. Schumann.

Atualmente Mayer dirige o Curso de Extensão em Música da UFPel– “Afina-Sul” destinado ao ensino de música para a comunidade e o Projeto “Intérpretes em Foco” ao qual este recital se vincula. Ambos os projetos pertencem ao Programa de Difusão Musical do Conservatório de Música, que tem por objetivo a integração entre ensino e a performance musicais.

Sendo este o 2º concerto do projeto “Intérpretes em Foco”, do CM, a série inclui também os seguintes eventos:

17/11 – Luciane Cardassi (Brasil – Canadá) em Recital Multimídia (piano, voz e sons eletroacústicos): “O Piano do Desassossego”
22/11 – Marcelo Cazarré (UFPel) – em Recital de Piano: “Liszt 200 Anos”.

SERVIÇO

O que: “Intérpretes em Foco” apresenta Germano Gastal Mayer (UFPel) em recital pianístico: “Brasil e Alemanha em Gêneros Consagrados”
Quando: 10/11/11 (quinta-feira) às 19h30min
Onde: Conservatório de Música da UFPel sito a R. Félix da Cunha, 651, esq. R. 07 de Setembro (Auditorium Milton de Lemos).
Quanto: Entrada Franca

Ludwig v. Beethoven (1770-1827): Sonata Op. 53 (Waldstein – 1803-4):
- Allegro com brio
- Introduzione – Adagio molto (attacca súbito Il Rondo)
RONDO Allegretto moderato - Prestissimo

Edino Krieger (1928):
Prelúdio (cantilena) e Fuga (marcha-rancho) (1954)

Marlos Nobre (1939):
Sonata Breve Op. 24 (1966/2000)

H. Villa-Lobos (1887-1959):
Hommage à Chopin (1949): Nocturne - Ballade

Robert Schumann (1810-1856):
- Estudos Sinfônicos (ou Etudes en forme de variations) Op. 13 (Leipzig, 1852).
Theme – Andante (baseado em um tema do Barão von Fricken)
Etude I (Variation 1) – Un poco più vivo
Etude II (Variation 2) - Andante
Etude III - Vivace