UFPel reúne mais de 1,6 mil pesquisas no maior evento científico da região

8 de Novembro de 2011

cic1.JPG Com mais de 1,6 mil trabalhos em exposição, até a sexta-feira(11) a UFPel realiza o maior evento científico da Zona Sul do Estado, o Congresso de Iniciação Científica (CIC), que chega à sua vigésima edição. Para o reitor Cesar Borges, o evento não poderia ser realizado em melhor momento para a UFPel, já que a Instituição está envolvida em projetos de desenvolvimento regional que estimulam a atuação científica, tecnológica e de inovação da Universidade.

O tema central do Congresso neste ano é Diversidade, Integração e Transformação. Iniciado nesta terça-feira(8), o CIC está sendo realizado em novo endereço, no Centro das Engenharias, prédio da Engenharia Madeireira, localizado na rua Conde de Porto Alegre, 793.

Os três melhores trabalhos de cada área do conhecimento receberão o troféu Jovem Pesquisador. Ao mesmo tempo, ocorre a III Mostra Científica. No começo da noite desta segunda-feira(7), o CIC teve sua abertura oficial, em ato ocorrido no auditório da Agência da Lagoa Mirim(ALM).

img_9869.JPG Na cerimônia, o reitor frisou que Ciência, Tecnologia e Inovação devem ter tratamento especial na Instituição, devido à posição privilegiada da UFPel no contexto de projetos de desenvolvimento para a região, com o da hidrovia Uruguai Brasil, dos parques eólicos de Santana do Livramento e de Santa Vitória do Palmar e do estaleiro de São José do Norte. Revelou que o Governo do Estado convidou a UFPel para realizar os estudos de impacto ambiental destes projetos e que reunião deve ocorrer nos próximos dias para tratar do tema.

Especificamente sobre o Congresso e a Mostra Científica, Borges disse que tudo que for feito nas edições deste ano servirá de estímulo para que melhor seja realizado em 2012.

Ressaltando que o Congresso se trata do maior evento acadêmico da região, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Manoel Maia, disse que a Iniciação Científica poderia ser ainda maior na Universidade. “Precisamos construir ainda mais ciência, mais questionamentos, precisamos construir o novo”, preconizou. Para Maia, um ideal seria que cada aluno de graduação estivesse envolvido com projetos de iniciação científica.

O pró-reitor fez referência ao fato, neste ano, do CIC e do Encontro da Pós-Graduação(Enpos) serem realizados em períodos diferentes. “Pela grandeza alcançada nos eventos, não é mais possível realizar os dois juntos”, considerou.

O diretor do Departamento de Pós-Graduação, Márcio Nunes Correa, também falou sobre a realização em datas diversas do CIC e do Enpos, explicando que a decisão foi tomada para melhor atender à necessidades dos eventos, que cresceram muito. O professor lembrou o tamanho e a qualidade do CIC e projetou que o Enpos terá o dobro da participação de anos anteriores. Ele leu ainda mensagem do coordenador do CIC e diretor do Departamento de Pesquisa, Orlando Lucca Filho, que não pôde comparecer ao ato, saudando a todos.

O vice-reitor da UFPel, Manoel Luiz Brenner de Moraes, esteve presente à cerimônia.

CRESCIMENTO

As expectativas para esta 20ª edição são muito boas. Cinco mil pessoas devem visitar o evento, até a sexta-feira. O coordenador do CIC contou que o crescimento do Congresso é constante. Para ele, isso se deve ao fato de a instituição também estar crescendo. “Com o aumento dos cursos e dos professores na Universidade há, consequentemente, uma ampliação no número de interessados”, ponderou Orlando. O pesquisador envolve o aluno para que se empenhe na área de pesquisa e isso é fundamental para os projetos, acredita Orlando Lucca Filho.

Este ano foram oferecidas 400 bolsas de iniciação científica para estudantes dos mais diversos cursos, o dobro de bolsas ofertadas no ano anterior. A expectativa é que para 2012 esse número aumente ainda mais. Para o coordenador do CIC, as bolsas são o grande incentivo para o processo de iniciação científica dos acadêmicos.

Os estudantes atuam realizando trabalhos experimentais e tarefas de protocolo, ajudando os professores. “As bolsas beneficiam tanto professores quanto alunos. É uma boa oportunidade para quem quer ingressar na área de pesquisa”, disse o professor Orlando. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), uma das entidades fornecedoras das bolsas, exige a apresentação de trabalhos orais pelos estudantes. No CIC, os bolsistas podem cumprir com esta obrigação, ao mesmo tempo em que mostram à comunidade acadêmica e à sociedade os resultados de suas produções.

TEMA

img_9876.JPG O CIC é um evento que busca integrar estudantes, professores e profissionais da pesquisa, para que partilhem experiências ou decidam os novos rumos do fazer científico na Universidade. Em sua 20ª edição, o Congresso escolheu o tema pela importância da diversidade na vida social. Conforme a Comissão Organizadora(foto), a consideração a este tema na Universidade contribui afirmativamente para o exercício acadêmico e cidadão, no auxílio ao desenvolvimento local, regional e do país.

Ainda de acordo com os organizadores, uma equipe formada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, diversidade pressupõe integração, o que reforçaria as ações educativas pautadas pela consolidação de práticas inclusivas e participativas. Para a Comissão do CIC, o termo transformação propõe ser o resultado dessa integração da diversidade na compreensão do espaço, assim aperfeiçoando as descobertas científicas.