Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política movimenta comunidade acadêmica

8 de Novembro de 2011

Iniciou nesta segunda-feira(7) e se estende até quinta-feira(10) o II Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política da UFPel. Mais de 70 pesquisadores estão inscritos para as apresentações de trabalhos. Trata-se de um dos maiores eventos ligados à área de filosofia do Brasil. O congresso é organizado pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Filosofia da UFPel. A expectativa desse ano é superar o público da primeira edição, cerca de 250 pessoas.

Cumprindo uma agenda bianual, o tema escolhido em 2011 é “ação, justificação e legitimidade”. Segundo o professor de ética, Denis Coitinho Silveira, a intenção primordial é investigar sobre a capacidade da ação humana em possibilitar a justificação da norma moral, bem como possibilitar a legitimidade política no contexto contemporâneo.

As conferências internacionais ficarão por conta de PercyLehning, da Universidade Erasmus de Rotterdam (Holanda); Todd Hedrick, da Universidade de Michigan (EUA); Jean-Christophe Merle, da Universidade de Saarlandes (Alemanha). Além deles, pesquisadores brasileiros e de universidades latino-americanas debaterão temas ligados à ética e política.

Além das comunicações dos pesquisadores inscritos – previstas para o turno da tarde – serão cinco conferências, três mesas temáticas e um minicurso. O congresso tem o apoio financeiro da Capes, Fapergs e Fundação Simon Bolivar. Veja a programação:

programacao.pdf