7 de Novembro de 2011

Unipampa e UFPel, unem-se para promover o encontro Economia e Sociedade no Mundo Antigo. Com o tema “Economia e Sociedade no Mundo Antigo”, será realizada nos dias 11 e 12 de novembro, a XII Jornada de História Antiga de Pelotas e II Jornada de História Antiga de Jaguarão.

No último terço do século XX, com a ênfase dada à cultura, a temática da economia do Mundo Antigo recebeu menos atenção. A conjuntura atual requer uma retomada dos estudos econômicos, a partir de novas perspectivas, em suas interfaces com a sociedade. Reveste-se de especial importância conhecer o trabalho de historiadores do Mundo Antigo que mantiveram a economia no foco, em diálogo com outras problemáticas e com as tendências historiográficas atuais.

O conferencista Jean Andreau dedica-se à economia e sociedade antiga desde a década de 1960, sendo um dos principais estudiosos contemporâneos sobre o tema.

A comunidade acadêmica está convidada a participar deste fórum privilegiado para debater a economia e sociedade antigas.

Pela UFPel, a promoção é do Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas (ICH).  Pela Unipampa, está envolvido o Curso de História do campus Jaguarão.

Veja o folder no arquivo folder_jornada_de_historia_antiga_-_versao_digital1.doc